Terrenos a venda: dicas e cuidados antes de comprar

Terrenos a venda: dicas e cuidados antes de comprar Terrenos a venda: dicas e cuidados antes de comprar

 

Está pensando em comprar um terreno? Antes de começar a procurar por um, pense no que você pretende construir e defina qual será o padrão de construção e as pretensões de espaço. Planeje a construção em função das suas necessidades. Localização, silêncio, natureza? Esses fatores podem ser decisivos para acertar na sua escolha.

 

Para ter a certeza do bom negócio, consulte um profissional legalmente habilitado para exercer a função de vender, apresentar e fechar uma transação imobiliária com segurança. Independente da finalidade do terreno, é importante conhecer o zoneamento da região pretendida, antes mesmo de analisar e pesquisar valores, pois ele estabelece as diretrizes do crescimento da cidade, definindo os espaços residenciais, comerciais, industriais e mistos, além de prever as taxas de ocupação com a porcentagem máxima das construções.  

 

Caso esteja adquirindo um terreno em condomínio, verifique as normas e as restrições de construção para não se surpreender negativamente no futuro. Para quem se encanta com regiões residenciais antigas, deve ficar atento para ao tombamento dos bens na região. Nesses casos, as restrições para construir são bem mais amplas.

 

Nunca compre um terreno sem visitá-lo e antes de construir, é necessário analisar os aspectos topográficos, como: qualidade do solo, encostas, inclinação do terreno, áreas verdes e a proximidade de águas na região. Se não se atentar para esses fatores, você poderá adquirir um local de proteção ambiental e ficará impedido de realizar a obra no seu imóvel.

 

Um quesito muito importante é verificar as medidas exatas do terreno e quem serão os seus futuros vizinhos. Áreas não delimitadas corretamente poderão ser alvos de futuras ações judiciais.

 

Documentação

 

Após tomar todas as precauções e analisar todos os fatores acima, solicite ao Cartório de Registro de Imóveis a certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações, para se resguardar de problemas futuros. Verifique também, as guias de IPTU e IPTR.

 

Não havendo impedimentos, negocie os valores com o vendedor do imóvel.   Diante do atual momento do mercado imobiliário, ao analisar bem as propostas, as chances de conseguir um bom desconto são maiores, no entanto, nem sempre o melhor preço será o melhor negócio. Por isso, pesquise os valores praticados na região para não sair perdendo.

 

Com o contrato assinado e o negócio fechado, registre a escritura no Cartório de Registro de Imóveis do município. E em seguida, solicite à Prefeitura a alteração do imposto territorial para o seu nome e endereço.

 

Se você pretende comprar um imóvel e ainda não tem o valor para o pagamento à vista, aposte no Consórcio de Imóveis. Sem juros e sem entrada, para quem está aguardando o local e o momento certo para fechar o negócio, o a modalidade permite planejar a sua compra de forma segura e garantida. Faça uma simulação! Conheça os planos e as vantagens.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play