Dicas para construir um Imóvel

Dicas para construir um Imóvel Dicas para construir um Imóvel

 

Ao construir um imóvel residencial é necessário avaliar todo o custo da documentação e construção civil. Ter planejamento e estabelecer o tempo disponível para a execução do projeto é essencial para quem busca comodidade e segurança.

Dicas práticas antes de construir

  • Se você procura um imóvel de pequeno, médio ou grande porte escolha o padrão de construção que irá utilizar para facilitar o andamento do projeto;
  • Analise o nível do terreno e as condições do solo. Escolha um bairro que não irá sofrer grandes modificações ou construções com o passar do tempo que possam prejudicar seu imóvel;
  • Verifique o mercado de compra e venda de imóveis na região para que com o passar dos anos o seu imóvel não tenha desvalorização.

Documentos necessários para construir em um terreno

Durante uma construção, solicite e esclareça todas as informações necessárias para que não haja problemas futuros. Ao iniciar o projeto é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • Certidão de propriedade do imóvel atualizada; Certidões de ações dos distribuidores civis para os proprietários e cônjuges, assim como protestos, ações federais e execuções fiscais, IPTU, Certidão Negativa de Débitos Municipais;
  • Caso o proprietário seja pessoa física, solicite também a CND (Certidão Negativa de Débitos).

Para que a obra siga todas as normas, é necessário solicitar o alvará de construção fornecido pela prefeitura do município. Sua retirada é realizada após apresentação da planta, IPTU do terreno e da escritura de compra e venda. Depois disso, é necessário fazer um registro no INSS.

Por Lei, todo proprietário de uma construção civil particular é obrigado a efetuar a matrícula da obra, em até 30 dias (salvo construções familiares, menores do que 70m², sem utilização de mão-de-obra assalariada e de uso familiar).

Finalizada a construção, a prefeitura encaminha os documentos, chamados Certidão de Construção e Habite-se (documento que autoriza a ocupação do imóvel recém-construído), juntamente com a Certidão Negativa do INSS que são averbados na matrícula do lote, passando a existir oficialmente a construção no terreno.

Para você que pretende construir ou comprar um imóvel à vista e ainda não tem o valor desejado, o Consórcio de Imóveis facilita a sua compra. Diferente do financiamento, as parcelas variam de acordo com o seu orçamento, não há juros e não há necessidade de entrada. Você também pode ofertar lances para aumentar as suas chances de ser contemplado. Saiba mais sobre o Consórcio e aumente as suas oportunidades de construir, comprar ou reformar muito antes do esperado.

Fique atento também, sobre a taxa de ocupação do terreno e zoneamento seguindo as normas do seu município. Verifique se o terreno comporta o projeto e se não irá agredir o meio ambiente ao redor.

 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play