Saiba comprar um imóvel com segurança

Saiba comprar um imóvel com segurança Saiba comprar um imóvel com segurança

Comprar um imóvel é uma grande decisão entre as famílias, fato que acaba envolvendo uma série de questões importantes e que devem ser levadas em consideração, como por exemplo, saber o que realmente está comprando, analisar a metragem e se o vendedor poderá realmente vender o imóvel a você.

Uma vistora minuciosa pode prever problemas e acabar com as indecisões. Para isso, tenha em mãos uma cópia da escritura, da matrícula e da capa do Imposto Territorial Urbano (IPTU) do imóvel. Prefira fechar negócio acompanhado de um corretor de imóveis. Essa pode ser uma maneira segura e garantida de realizar um bom negócio.

A revista Exame ressaltou alguns aspectos importantes que precisam ser colocados em destaque durante a compra de um imóvel para evitar possíveis problemas. Confira na sequência:

Verifique a área do imóvel: o que interessa saber nesse caso é a área útil do imóvel. Verifique toda a documentação, para ter a certeza do que está comprando. Ao saber a área útil, você poderá calcular o valor do metro quadrado e comparar com outros imóveis disponíveis na região.

Imóveis com vagas: procure saber se o imóvel apresenta vaga de garagem. É demarcada ou sorteada de tempos em tempos? Verifique na documentação se a vaga está inclusa ou se há outros documentos específicos para essa área (matrícula e IPTU próprio).

Inventário na compra: no caso dos imóveis usados é importante realizar um inventário de tudo o que está incluso nele no ato da compra. Caso tenha algo que o vendedor queira retirar, isso precisa ficar bem claro para não causar problemas futuros. Trata-se de um laudo que poderá ficar anexo à promessa de compra e venda.

Dívidas e pendências: a matrícula do imóvel poderá trazer todas as informações necessárias. O próprio cartório poderá fornecer esse documento atualizado. Com a matrícula é possível verificar se o imóvel está em inventário, se é alvo de partilha, entre outras informações.

Visitar o imóvel: para saber de fato o que está comprando, é preciso visitar o imóvel em vários períodos do dia, aconselha o consulto imobiliário Alex Strotbek. Dessa forma, é possível verificar o movimento da região, se há muito barulho ou trânsito nos arredores.

Apartamentos com porteiros e zeladores: para não restar dúvidas, converse com o porteiro ou zelador do prédio. Com alguns questionamentos, você poderá descobrir se há problemas no prédio ou com vizinhos.

Paredes de alvenaria: é importante checar o estado das paredes. Alex procura orientar o comprador a sempre verificar se as paredes internas são de alvenaria ou de drywall, o que permite a passagem de som dos vizinhos com mais facilidade.

Imóveis decorados: imóveis na planta costumam estar acompanhados de inúmeros recursos de decoração, que nem sempre poderão se adequar ao tamanho do seu imóvel. Por isso, não se iluda com o visual. A decoração é apenas para você ter uma ideia de como será o imóvel habitado. Nesse caso, não se esqueça de analisar a área útil do imóvel.

Está pensando em adquirir um imóvel novo ou usado, mas ainda não conta com o valor para o pagamento à vista? Com o Consórcio de Imóveis é possível adquirir aquele imóvel que sempre sonhou. Sem entrada e sem juros, você fica livre de burocracia, pois não é necessário comprovar renda no ato da adesão. Faça uma simulação, escolha o valor do crédito e o plano que se encaixam no seu orçamento. Saiba mais sobre a modalidade que está realizando os sonhos de milhares de consumidores.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play