Planta baixa de casas: o que é e como é utilizada

Planta baixa de casas: o que é e como é utilizada Planta baixa de casas: o que é e como é utilizada

Em qualquer construção ou reforma de um imóvel, nos deparamos com a chamada planta baixa. No entanto, muitos não sabem o que é e como são utilizadas. Na linguagem mais simples, trata-se do diagrama de uma construção que contém todas as informações da edificação, tornando a visualização mais clara e objetiva.

No esboço devem estar detalhadas em escalas todas as medidas de portas, janelas e paredes. É necessário que seja nomeado cada cômodo no esboço, além de conter os respectivos níveis. Para os imóveis com mais andares, o correto é usar apenas “planta” e indicar o andar ou o nível de diferenciação.

A partir da planta baixa são feitos os lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio e o cálculo estrutural das obras. Entretanto, esses fatores dependem do modelo de construção que será usado.

Mesmo parecendo simples de desenhar uma planta baixa, isso não é um trabalho para amadores. Como se tratam de técnicas e medidas, esses projetos devem ser executados por profissionais com experiência. Medidas erradas podem acarretar em retrabalhos, perdas financeiras e até irregularidades irreparáveis no seu imóvel.

Para executar o projeto, a planta baixa é considerada como uma ferramenta facilitadora dos processos para os profissionais da construção. Um edifício residencial, por exemplo, apresenta diversas camadas de planta. Sendo a planta baixa o nível de acesso, e as outras plantas, representando os demais andares.

Pensando em construir e não sabe como? O consórcio de imóveis pode ser a sua solução. Sem entrada e sem juros, a modalidade não conta com parcelas intermediárias e os planos são escolhidos em função da sua necessidade.  Faça uma simulação!

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play