Lei da calçada limpa entra em vigor em São Paulo

Lei da calçada limpa entra em vigor em São Paulo Lei da calçada limpa entra em vigor em São Paulo

Para garantir mais segurança e conforto para os pedestres, a Prefeitura de São Paulo regulamentou a nova lei sobre as calçadas. A partir de agora, a legislação prevê punições para o proprietário que não respeitar as regras. A regulamentação foi publicada do Diário Oficial da cidade, no último sábado (4). Em 2012, a Prefeitura quase 7.000 multas com base na lei das calçadas, resultando em um total que aproximadamente R$50 milhões. 

A lei 15.442, de setembro de 2011, de autoria da Câmara Municipal, estabelece que a conservação e manutenção das calçadas, passam a ser de responsabilidade do locatário, seja imóvel residencial ou comercial, e não apenas do proprietário. A lei também prevê a dispensa para quem foi multado desde setembro de 2011. O proprietário do imóvel terá a multa cancelada e 60 dias para efetuar os reparos nas calçadas. A medida poderá beneficiar mais de 15 mil imóveis que estão nessa situação. A anistia é válida apenas para as pessoas que não pagaram a multa emitida pela prefeitura.

Após a notificação, o proprietário ou usuário do imóvel terá 2 meses para providenciar os reparos na calçada, caso não aconteçam os reparos, a multa aplicada será no valor de R$300 por metro linear podendo ser renovada a cada 60 dias. A fiscalização passa a ser controlada por uma coordenação específica dentro das 31 Subprefeituras do município.

Segundo alguns levantamentos, os bairros Alto de Pinheiros, na zona oeste, e Itaim-Bibi, na sul, foram os que mais apresentaram problemas com a fiscalização. As calçadas irregulares e os buracos ocasionaram a maioria das multas na região.

Para você que pretende reformar, construir ou está em busca da casa própria, no consórcio imobiliário é possível realizar seu sonho, sem juros, sem entrada e com parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma simulação e perceba as vantagens.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play