Imóveis em leilão: dicas e cuidados antes de comprar

Imóveis em leilão: dicas e cuidados antes de comprar Imóveis em leilão: dicas e cuidados antes de comprar

Quem nunca sonhou em adquirir um imóvel? Comprar uma casa sem juros, sem entrada e com um preço acessível é o sonho de milhares de brasileiros. No entanto, é preciso ter muita cautela antes de fechar uma compra. Preços atrativos nem sempre são sinais de bons negócios.

Comprar um imóvel em leilão com a sua carta de crédito do consórcio pode ser uma alternativa, e você pode economizar em média, 20% a 40%, em relação aos valores do mercado. Entretanto, para que a economia não se transforme em futuros incômodos, é preciso tomar muito cuidado antes de comprar imóveis em leilão.

Para o diretor de operações imobiliárias, Marcos Caielli, os interessados em adquirir um imóvel por meio do leilão devem desconfiar das ofertas que englobam descontos altos e que podem chegar a 50% ou até mais no valor do imóvel. Confira a seguir, possíveis problemas que podem ocorrer durante a compra de imóveis por leilão:

Dívidas de propriedade: é importante analisar detalhadamente todas as possíveis dívidas da propriedade, como os débitos condominiais e municipais. A reforma também pode ser outro empecilho, dependendo do valor do imóvel. É necessário ficar atento para as propriedades que estão ocupadas, fator que pode gerar processos na justiça.

Informações: de acordo com especialistas, antes de adquirir um imóvel em leilão, seja presencial ou virtualmente, deve obter o máximo de informações sobre o imóvel. Por isso, ler atentamente o edital é uma tarefa imprescindível. No documento, o comprador precisa observar se o imóvel está ou não ocupado, a origem e o valor da dívida e do imóvel e se há algum débito com o futuro proprietário. Para Marcos, é importante ainda, obter em cartório as certidões envolvendo o proprietário do imóvel, especialmente a certidão trabalhista.

Visitar o imóvel: observar as condições do imóvel pode ajudar nas decisões. Visto que se a reforma é necessária, os descontos podem não valer tanto a pena.

É importante ressaltar que aquele que adquirir um imóvel de leilão precisa arcar com as despesas que envolvem a compra da propriedade, como os custos com cartórios e impostos, como o ITBI, além da taxa do leiloeiro, que custa em média, 5% do valor negociado.

Para quem está em busca do primeiro imóvel, o Consórcio de Imóveis pode ser uma solução segura e garantida. Com parcelas acessíveis a todos os públicos, não é necessário comprovar renda e você fica livre da burocracia. Faça uma simulação, escolha o plano e o valor da sua carta de crédito para adquirir um imóvel novo ou usado, comercial ou residencial em qualquer lugar do Brasil.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play