Dicas para recém-casados que pretendem adquirir um imóvel
Comprar a casa própria é o sonho de milhares de recém-casados e de 39% dos brasileiros, segundo as pesquisas realizadas pela Boa Vista Serviços. Apesar da procura e da oferta, é preciso ter alguns cuidados antes de fechar qualquer negócio. Planejar, analisar as despesas do casal e economizar são algumas atitudes que precisam fazer parte da vida a dois.
A Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa) ressaltou alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração. Confira na sequência:
Colocar as despesas no papel: com as despesas discriminadas no papel, ficará mais fácil saber o quanto o casal poderá investir nas parcelas e despesas em geral que são destinadas aos imóveis.
Fazer simulação: há aqueles que prefiram o financiamento, mas precisam levar em conta que os juros e as parcelas com valores bastante elevados podem não ser uma ótima opção. Optar por um simulação pode ser uma alternativa para analisar como ficará o seu orçamento. Com o Consórcio de Imóveis também é possível utilizar essa ferramenta. Veja como é simples e fácil fazer uma simulação de consórcios.
Ficar atento às taxas: um dos maiores medos de quem adquire um imóvel parcelado são as taxas de juros. Entretanto, se optar pelo Consórcio de Imóveis as parcelas não contam com a incidência de juros. Com planos bastante acessíveis, o sistema é ideal para aquele que busca economia.
Utilização do FGTS: utilizar o FGTS de ambos pode ser uma alternativa bastante eficaz para ofertar o valor de entrada, amortizar o saldo devedor e até mesmo quitar o imóvel. Com o consórcio também é possível fazer uso do seu FGTS. Com ele é possível ofertar lances, quitar ou antecipar parcelas e também, quitar um financiamento bancário. Saiba mais sobre o uso do FGTS.
Defina a porcentagem da participação de cada pessoa: é importante definir os direitos e deveres de cada um para evitar problemas no futuro. Assim, ficará mais fácil planejar as despesas do casal.