Comprar imóvel: como juntar dinheiro?
Um dos maiores desafios pessoais e financeiros é comprar o primeiro imóvel. Muitos anos de economia e corte nos gastos são alguns fatores comuns na vida de muitas famílias. Apesar do tempo e da necessidade, alguns acabam optando pelo financiamento bancário. No entanto, sem planejamento, acabam se esquecendo dos juros abusivos e das parcelas que sofrem reajustes constantemente.
Mas a grande pergunta é: como juntar dinheiro e economizar para comprar o primeiro imóvel? Acredite, é possível fazer uma poupança e continuar com uma vida tranquila e estável. Confira algumas dicas da InfoMoney:
Acabe com as dívidas: comprar a prazo ficou mais fácil. Por isso, é preciso manter o controle para não sair comprando móveis, roupas ou eletrodomésticos sem ter dinheiro. Com a inflação oscilando frequentemente, o consumidor pode pagar juros abusivos se optar pelos cartões de crédito.
Reservas de emergência: em um ambiente de incertezas, é importante sempre ter algumas economias guardadas para imprevistos. Emprego, saúde, família; tudo precisa ser pensado para garantir o futuro e a tranquilidade.
Aplique bem o seu dinheiro: comprometer mais da metade do orçamento familiar com parcelas é muito arriscado. Se você pretende realizar o seu sonho, sem dificuldades financeiras, essas dicas são fundamentais.
Uma alternativa bastante econômica é optar pelo consórcio de imóveis. O sistema é sem entrada, sem juros e não conta com parcelas intermediárias. Além disso, a sua compra é programada, o que permite o planejamento familiar e a realização de uma poupança forçada, pois você terá que arcar com os valores mensais, dependendo do plano escolhido. Faça uma simulação, escolha o valor do seu crédito e o plano que mais se encaixa no seu orçamento. Confira mais vantagens!