Vantagens e desvantagens de mudar o tamanho do seu imóvel

Vantagens e desvantagens de mudar o tamanho do seu imóvel Vantagens e desvantagens de mudar o tamanho do seu imóvel

A família pode aumentar, diminuir, os filhos buscam outros rumos e assim, os ajustes e as reformas na casa são sempre necessárias em algum momento da vida. A “casa perfeita”, antes planejada com os mínimos cuidados, pode acabar ficando grande demais para as necessidades familiares. Diante destas situações, reformar, alugar ou até mesmo vender pode ser algumas das alternativas.

Para Miguel Ribeiro, analista de finanças, ao perceber que o imóvel é maior do que a família necessita, a recomendação principal é tentar vender o imóvel grande, mudar-se para uma menor e aplicar o dinheiro que sobra. Há também a possibilidade de buscar alguém que esteja na situação contrária: tenha uma casa menor e que uma com ampla infraestrutura. Confira as vantagens e desvantagens de readequar o tamanho do imóvel:

Ampliar um cômodo: a planta pode ser personalizada para atender os moradores; ampliar a cozinha ou a sala pode ser uma vantagem. Apesar de útil para o novo morador, na hora da venda, isso pode tornar-se um problema. A dica é optar por cômodos reversíveis.      

Trabalhar em casa: alugar um imóvel comercial gera altos custos. Por isso, transformar um cômodo vazio em um escritório pode ser vantajoso. Nesses casos, trabalhar em casa é mais indicado para profissionais que não necessitam de grandes estruturas.

Trocar por um menor: o dinheiro que sobra do imóvel vendido pode ser utilizado para a compra de uma casa de veraneio ou um segundo imóvel para alugar. Entretanto, esta decisão é mais radical e precisa ser avaliada muito bem. É preciso levar em consideração, os móveis e os espaços.

Alugar imóvel grande: imóveis maiores podem levar mais tempo para alugar, além de que os reajustes de aluguel têm ficado abaixo da inflação. Com o novo Plano Diretor, é possível que os lançamentos se concentrem em imóveis menores.

Com o Consórcio de Imóveis você pode começar a planejar desde já, a reforma ou a compra do seu novo imóvel. Sem juros e com os planos mais acessíveis do mercado, o consórcio proporciona tranquilidade e muita economia. Faça uma simulação, escolha o valor do seu crédito e o plano que melhor atende os seus objetivos de compra.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play