Taxa de juros sobe e financiamento fica mais caro

Taxa de juros sobe e financiamento fica mais caro Taxa de juros sobe e financiamento fica mais caro

A taxa média de juros subiu pelo segundo mês consecutivo em julho. De acordo com o Banco Central, os empréstimos ficaram mais custosos especialmente para as famílias. Nesse setor, a alta foi de 1,4 ponto percentual, atingindo 36,2% ao ano. Para as empresas, a taxa subiu 0,6 ponto percentual, e chegou a 20%.

Para a economista Mariana Oliveira, há um cenário de preocupação, porque não parece ser um movimento muito sustentável. É uma alta muito expressiva. Mariana ainda aposta em novas altas na taxa básica de juros até o próximo ano.

Nesta semana, para controlar a inflação, houve o quarto aumento seguido, desde o mês de abril, na taxa Selic: subiu 0,50 ponto percentual e foi para 9% ao ano. Devido a maior agressividade das instituições públicas, em especial nas linhas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o saldo total de crédito no Brasil seguiu em expansão no mês de julho. O aumento foi de 0,6%, levando o estoque para R$ 2,545 trilhões.

Com as altas taxas de juros, o crédito e os financiamentos ficam mais caros para o consumidor, fator que acaba desestimulando o consumo. A mudança é explicada, em parte, pela desaceleração da economia e pelo arrefecimento do mercado de trabalho.

Para quem pretende adquirir o primeiro imóvel ou expandir o seu patrimônio o Consórcio de Imóveis pode ser uma alternativa bastante econômica e atraente. Sem burocracia no ato da adesão, o consórcio não conta com parcelas intermediárias, e o melhor, não tem incidência de juros.

Com o consórcio, você pode adquirir um imóvel novo ou usado, comercial ou residencial em qualquer lugar do Brasil. Faça uma simulação, escolha o valor do seu crédito, o plano e as parcelas que atendam o seu objetivo. Conheça mais sobre a modalidade e suas vantagens nesta matéria.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play