Saiba por que não cancelar o seu consórcio imobiliário
Comprar um imóvel não é fácil e é preciso juntar muito dinheiro para conseguir pagar à vista. No entanto, com a oferta de crédito e o aumento do poder aquisitivo das pessoas, adquirir um bem se tornou mais comum nos dias de hoje. Por isso, antes de escolher o seu imóvel, planeje como e de que forma vai quitá-lo a longo prazo.
No consórcio de imóveis é bem simples! Sem burocracia, a modalidade é recomendada para quem está preocupado com o futuro. Quem pretende fazer parte do consórcio não pode ter pressa. É importante ressaltar que as pessoas que buscam investir no consórcio devem aplicar o dinheiro que está sobrando no final do mês e ter a certeza de que não fará falta. As parcelas do consórcio devem ser pagas mensalmente e o consorciado acaba se programando para quitá-las.
Dessa forma, o consórcio é considerado como uma modalidade de investimento para aqueles que querem poupar dinheiro e formar um patrimônio, mas não conseguem agir sozinhos.
No decorrer do consórcio, a administradora poderá cobrar algumas taxas de administração, fundo de reserva e seguro de vida; que é facultativo. Entretanto, as taxas são diluídas ao longo do período definido em contrato, podendo variar de acordo com o valor do bem escolhido, plano e o prazo de duração do consórcio.
De acordo com a lei 11.795, publicada em fevereiro de 2009 pelo Banco Central, se por algum motivo, o interessado cancelar o consórcio, deixando de pagar as parcelas, sua cota continua participando dos sorteios mensais, e assim que contemplada, ao invés de receber o bem, você receberá os devidos valores com o desconto das taxas.
Já no financiamento imobiliário, se atrasar as parcelas do pagamento e não retomar em até três meses, além de perder o imóvel, você continua com a dívida e acaba não recebendo nenhum valor de volta, mesmo que esteja na modalidade mais barata do mercado.
Reativar a sua cota
Quando uma cota é cancelada e há disponibilidade de vaga no grupo, você tem a opção de reativá-la e continuar pagando, diluindo os valores em atraso sobre as próximas parcelas a quitar.
Faça uma simulação e conheça as vantagens do consórcio de imóveis!