Reformas deverão acompanhar nova norma de execução

Reformas deverão acompanhar nova norma de execução Reformas deverão acompanhar nova norma de execução

Os proprietários de imóveis localizados em condomínios deverão seguir a nova norma NBR 16.280 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a partir do dia 18 de abril. A novidade que está prestes a entrar em vigor contará com um roteiro de procedimentos para seguir antes, durante e depois de uma obra.

Os moradores deverão encaminhar ao síndico um planejamento do que será executado, detalhando o nome da empresa contratada e o período da obra. O síndico terá a missão de autorizar ou proibir a reforma, caso a considere um risco aos moradores e à estrutura do local. Para isso, será necessário recorrer a um especialista para validar ou não o laudo.

De acordo com o redator e participante da comissão de estudo da norma, Jerônimo Cabral, o “faz-tudo” ou comumente chamado de “pedreiro de confiança” não poderá mais executar a reforma em uma edificação. Por isso, haverá a necessidade da prestação de serviços de empresas especializadas e capacitadas para esse perfil de imóvel.

A medida é válida para prédios comerciais e residenciais, novos ou antigos e visa trazer mais segurança aos moradores dos imóveis. Impedindo reformas irregulares que possam prejudicar a estrutura do local.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play