Reajuste nos novos contratos de aluguel

Reajuste nos novos contratos de aluguel Reajuste nos novos contratos de aluguel

 

Os contratos de aluguel residencial firmados somente no mês de abril na cidade de São Paulo apresentaram alta de 1% nos valores médios comparados com os valores de março, de acordo com o Secovi - SP (Sindicato da Habitação). No acumulado de 12 meses, a alta foi de 7,96%.

A alta é superior a 6,49% pelo IPCA no período e também, a variação do IGP-M foi de 7,30%.

As maiores altas foram nos imóveis de um dormitório, com 1,5%.  Já nos aluguéis de imóveis com dois quartos, o aumento foi de 0,9% e nos imóveis com três dormitórios, 0,5%.   

O que é o IGP-M?

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é medido mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas e é responsável por registrar a inflação de preços desde matérias-primas até bens e serviços finais. O índice abrange toda a população sem restrições de renda e é composto pelas variações de preços como o Índice de Preços por Atacado (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC).

O IGP-M é muito utilizado nos contratos de aluguel, reajustes de tarifas públicas e planos e seguros de saúde (nos contratos mais antigos). Se o IGP-M subiu ou recuou, significa que os índices que compõe o IGP-M sofreram alguma variação. No caso do INCC, se o preço do cimento, tijolos e outros materiais utilizados na construção civil subir, logo as obras ficarão mais caras. Dessa forma, o valor dos imóveis é reajustado e o preço do aluguel também precisa sofrer o ajuste para cobrir os custos.

No caso dos contratos de aluguel, se você alugou um imóvel por R$1.000, ao completar um ano, você terá que pagar o IGP-M acumulado dos 12 meses, ou seja, divide-se o acumulado pelo período. Dessa forma, você consegue estipular o novo valor da locação.

Aproveite a oportunidade para sair do aluguel e realizar um consórcio imobiliário. Faça uma simulação e encontre um plano que cabe no seu bolso.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play