Planeje a sua reforma residencial sem estourar o orçamento

Planeje a sua reforma residencial sem estourar o orçamento Planeje a sua reforma residencial sem estourar o orçamento

Para que um projeto seja executado com perfeição é necessário ter muito planejamento. Com a reforma de um imóvel não é diferente. Os gastos desnecessários, desperdícios de materiais e fatos que até então não estavam previstos no projeto são resultados da falta de planejamento. Confira algumas dicas na sequência que podem ser importantes para a execução da sua reforma:

Definir o escopo da reforma: antes de comprar os materiais, analise as suas necessidades e tenha em mente os principais objetivos da reforma. Para o assessor de reformas residenciais, Eduardo Murilo Garcia, não determinar bem o que vai ser feito é o principal erro em relação à reforma.

Dividir o projeto em etapas: elaborar um cronograma do projeto é essencial para manter o planejamento. Se o imóvel é residencial, defina cada etapa por cômodo. Isso pode ajudar nos orçamentos de mão de obra e material.

Consultar um profissional: para aqueles que não contam com uma vasta experiência na área de reformas, consultar um engenheiro ou um arquiteto para assessorá-lo com dicas e sugestões é uma ação imprescindível.

Não compre nada antes de planejar a reforma: comprar materiais antes do tempo é um erro muito cometido pelos proprietários. Quando há uma promoção de tinta, a pessoa compra, mas a tinta só vai ser usada em seis meses e então, falta a verba para outras coisas mais urgentes, o que gera um descontrole financeiro, ressalta Eduardo Garcia.

Pesquisar custos de mão de obra e materiais: no planejamento da reforma é preciso constar todos os custos com materiais e mão de obra. Muitas empresas e lojas de materiais para construção contam com especialistas para auxiliar os proprietários na hora de escolher o melhor material e a quantidade necessária para a reforma ou construção.

Avaliar a capacidade de comprometimento da sua renda: uma reforma pode custar o equivalente a um imóvel novo. Por isso, os gastos precisam ser bem planejados, caso contrário, você poderá conviver com um piso inacabado ou uma parede construída pela metade. Após definir o objetivo da obra, o prazo e o valor investido, surge o momento de pensar na sua capacidade de investimento. Para o consultor financeiro, André Massaro, o ideal é que todas as dívidas somadas nunca ultrapassem mais de um terço da renda mensal.  

Estudar as formas de pagamento: para aqueles que não contam com um valor para o pagamento à vista da reforma, é necessário avaliar a opção mais econômica disponível no mercado. Uma excelente alternativa é o Consórcio de Imóveis, que também pode ser usado para reformar a sua casa ou apartamento. Sem entrada e sem juros, é possível programar todo o planejamento da sua reforma com economia e sem burocracia, pois não necessário comprovar renda no ato da adesão. Faça uma simulação, conheça os planos e escolha aquele que se encaixa no seu orçamento familiar. Saiba mais sobre a modalidade de consórcios. 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play