Cuidados antes de adquirir um imóvel: a região e os serviços
Comprar um imóvel não é uma tarefa muito simples. No entanto, ter muita atenção antes de fechar uma compra pode ser uma das soluções para se livrar de futuros problemas. Pensando nisso, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) elaborou uma guia para ajudar os consumidores que estão nesta situação. Confira algumas dicas:
Observar a região
Para o consumidor que já conta com uma lista de bairros ou imóveis de interesse, precisa listar a próxima etapa; visitar a região. É importante verificar o entorno do imóvel tanto de dia, quanto à noite. Fique atento aos empreendimentos e serviços disponíveis nos arredores, e se há ou não infraestrutura na região, ressalta a Anefac.
Comprar imóvel usado
Se a intenção é adquirir um imóvel usado, a associação sugere listar quais são as características mais notáveis; aquelas de interesse do comprador. Na busca pelo imóvel, dar preferência aos profissionais que de fato conheçam o local sempre é uma excelente opção. Outra dica, é não procurar um grande número de imobiliárias e profissionais. Isso pode evitar que os imóveis sejam ofertados por um grande número de corretoras. Procurar sempre pela exclusividade dos serviços.
Comissão ao corretor de imóveis
Muitas vezes, a comissão de venda de um imóvel novo já está incluso no preço. No caso dos imóveis usados, quase sempre, a comissão é paga pelo vendedor. Mas, em ambos os casos, o comprador deve deixar muito claro esse aspecto para evitar aborrecimentos. Por isso, estabeleça um acordo antecipadamente, evitando futuros problemas.
Pensando em adquirir um imóvel novo ou usado? O consórcio facilita a aquisição da sua casa própria. Sem entrada e sem juros, você não precisa comprovar renda e fica livre das parcelas intermediárias. Faça uma simulação e conheça os planos mais acessíveis do mercado.