Construção: cresce a lista de materiais com certificação

Por 1consórcio
Publicado em: 12/08/2013 | Atualizado em: 24/01/2017

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ampliará a lista de materiais de construção com certificação, como telhas, porcelanatos, blocos, tintas, entre outros. Serão avaliados itens, como dimensão, composição, absorção de água, resistência, entre outros.

A iniciativa contribui para driblar a concorrência dos mercados asiáticos e valorizar as empresas que estão preocupadas com a satisfação dos consumidores. Para os produtos que oferecem risco à saúde ou à segurança ou em que o Inmetro tenha identificado algum problema, a certificação será obrigatória. É o caso dos produtos do segmento sanitário, como misturadores, registros, torneiras e sifões.

Para o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo, a certificação será, de preferência, voluntária.  Oferecer a opção de materiais certificados na cesta básica da construção civil é uma forma de dar oportunidade a fabricantes que queiram distinguir seus produtos.

Atualmente, é obrigatório que fios de aço, plugues e tomadas, cabos e fios elétricos tenham o selo do Inmetro. Já a certificação de blocos de concreto e telhas passa a ser obrigatória somente em 2014, pois as regras foram publicadas neste ano. A partir da publicação, há um prazo para que os fabricantes, importadores e varejistas cumpram as normas.

Pensando em construir ou reformar? O Consórcio de Imóveis pode ser uma excelente alternativa para quem pretende deixar a sua casa como sempre planejou. Sem juros e sem entrada, ao ser contemplado com a carta de crédito é possível construir ou realizar a reforma dos seus sonhos. Faça uma simulação, escolha o plano e as parcelas que cabem no seu orçamento.

Veja também

Ver mais Notícias