Consórcio ou financiamento para comprar um apartamento?
Tanto os consórcios como os financiamentos são alternativas de compra para quem não dispõe de crédito à vista para adquirir um apartamento e necessitam de uma "ajudinha" para a realização deste sonho. Entretanto, ambas as modalidades são bem diferentes entre si, confira:
Financiamento
Nesta modalidade, a instituição financeira concede um valor determinado de crédito para o interessado em comprar um imóvel de sua preferência. O valor é parcelado, mas envolve taxa de juro e Impostos sobre Operações Financeiras (IOF). Vale lembrar que em muitos casos, esta alternativa requer um determinado valor de entrada e análise de crédito / renda detalhada. Às vezes, o interessado acaba pagando bem mais do que o previsto à instituição financeira.
Consórcio
O consórcio reúne em grupos, pessoas interessadas em comprar um imóvel novo ou usado, comercial ou residencial. Indicado para quem não tem disciplina, o consórcio é como uma poupança forçada, na qual cada consorciado adquire uma cota com o valor da carta de crédito desejada e em planos maiores, paga parcelas bem pequenas. Sem juros, conta somente com a taxa de administração, que é diluída durante todo o plano escolhido, não sobrecarregando as parcelas. Nesta modalidade, a contemplação ocorre somente por lance ou sorteio; o que lhe proporciona mais planejamento, segurança e tempo para escolher o bem que mais desejar.
Faça uma simulação para avaliar os melhores planos para o seu orçamento e conheça todas as facilidades.