Conheça as formas de participação no grupo de consórcios

Conheça as formas de participação no grupo de consórcios Conheça as formas de participação no grupo de consórcios

Conquistar a casa própria é o sonho de milhares de pessoas. Por isso, saber analisar as opções do mercado é fundamental. Uma alternativa atraente e econômica para quem pretende adquirir um imóvel é o Consórcio de Imóveis. De forma planejada, a sua compra é realizada sem burocracia, pois não é necessário entrada e você não precisa comprovar renda no ato da adesão. Além dessas vantagens, o sistema é sem juros e sem parcelas intermediárias.

O consórcio é formado pela união de pessoas físicas ou jurídicas que estão em busca de um bem comum. Os consorciados, também conhecidos como cotistas, contribuem mensalmente com parcelas destinadas à formação de uma poupança comum. Todos eles, pertencentes ao mesmo grupo, têm assegurado o direito de utilizar essa poupança para a aquisição do bem, de acordo com as regras previstas no contrato de cada grupo.

Há diversas modalidades de grupo dentro do consórcio. Aquele que busca investir nesse sistema, conta com uma série de opções vantajosas. Confira a seguir:

Grupo em formação: neste caso a administradora ainda está reunindo as pessoas em número suficiente que permita atingir o objetivo do Consórcio, ou seja, contemplar os integrantes em prazos estabelecidos;

Grupo formado: esse grupo já realizou a assembleia de constituição, ou seja, já está operando. É possível também, escolher o tipo de cota, como por exemplo, a cota vaga; que está disponível para a comercialização ou a cota de transferência (cessão de contrato de participação com a anuência da administradora); nesse caso você adquire a cota diretamente do consorciado. Portanto, acaba assumindo integralmente todas as obrigações do consorciado que foi substituído. É importante também, verificar se o contrato que está sendo transferido é administrado por empresa de consórcio devidamente autorizada a operar pelo Banco Central do Brasil.

Para garantir as suas condições de acesso ao bem, é importante que o consumidor leia atentamente todas as cláusulas do contrato de participação para conhecer todos os direitos e deveres, e também, para não ser surpreendido.

Realize um consórcio e faça agora mesmo uma simulação, conheça os planos e as parcelas que cabem no seu bolso.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play