Como declarar construção de casa

Como declarar construção de casa Como declarar construção de casa

A dois dias do prazo final para declarar o Imposto de Renda 2016, 10 milhões de contribuintes ainda não apresentaram à Receita Federal suas respectivas declarações. Mas as dúvidas ainda são muitas para declarar a construção de uma casa, listamos alguns pontos principais:

“Bens e Direitos”

Abra um novo item sob o código 12 (casa). Informe todo o histórico do bem, incluindo dados do terreno, data da aquisição, de quem foi adquirido, entre outras informações. Acrescentar o histórico da construção realizada mês a mês também é importante, além de informar o término da construção.

“Construção”

Quando a obra se inicia, há um código próprio, de número 16 “Construção”. Se o imóvel tiver sido adquirido antes de 1988, os custos da reforma precisam ser incluídos no item 17, “Benfeitorias”. Após essa data, basta acrescentar o valor da reforma ao preço do bem. Todos os valores devem ter sua devida comprovação de notas fiscais e pagamentos.

É importante ressaltar, que toda a documentação ou comprovantes das respectivas operações da construção e benfeitorias precisam ser mantidos por pelo menos cinco anos após uma eventual venda.

Prazo da Declaração do IR 2016

Fique atento para não perder o prazo das declarações, que vi até o dia 29 deste mês. Após o prazo, o contribuinte estará sujeito à multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo a maior quantia. O valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido. Para saber mais informações, acesse o site da Receita Federal do Brasil.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play