Vale a pena adquirir um imóvel pelo consórcio?

Vale a pena adquirir um imóvel pelo consórcio? Vale a pena adquirir um imóvel pelo consórcio?

Todos aqueles que desejam comprar um imóvel, mas não possuem o dinheiro para pagamento à vista, buscam alternativas para realizar o sonho da casa própria. A alternativa de aquisição de um bem através do sistema de consórcio se popularizou no país. Por este sistema, as pessoas se reúnem em grupos, com a finalidade de formar uma poupança destinada à compra - no caso, de imóveis - por meio de autofinanciamento. Todos os participantes do grupo contribuem com a formação da poupança por meio do pagamento de prestações mensais sem juros, calculadas de acordo com o valor total do crédito contratado, mais taxa de administração e fundo de reserva. Mensalmente é realizada uma assembléia, quando pelo menos um cotista é sorteado. Existe ainda a possibilidade de aquisição por meio de oferta de lance com recursos próprios, lance embutido (utilização de até 25% do valor do crédito para a oferta), e o uso do FGTS.

Após a contemplação, o consorciado recebe uma carta de crédito para adquirir um imóvel, que pode ser novo ou usado, uma unidade comercial ou residencial, um apartamento na praia, ou ainda utilizar o valor creditado para construção ou reforma de um imóvel.

Para constatar a economia que o Consórcio de Imóveis oferece você pode fazer simulações para comparar as diferenças de valores entre consórcio e financiamento. É possível encontrar diferenças de até 100%, ou seja, o financiamento pode ser o dobro mais caro do que o Consórcio de Imóveis.

Ao optar pelo consórcio, vale recomendar que a administradora escolhida deve ser  autorizada a funcionar pelo Banco Central. Antes de aderir ao sistema, tire todas as dúvidas junto à administradora, além de analisar em detalhes o contrato, verificando todas as cláusulas, e se as informações são claras e objetivas.

Faça uma simulação e conheça mais vantagens do Consórcio de Imóveis!

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play