Tire suas dúvidas sobre o IPTU 2013

Tire suas dúvidas sobre o IPTU 2013 Tire suas dúvidas sobre o IPTU 2013

 

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já começou a ser entregue na maioria das cidades. O Consórcio de Imóveis preparou uma lista de perguntas e respostas para lhe ajudar a entender melhor o imposto.

- É melhor parcelar ou pagar à vista?

O pagamento à vista acarreta descontos, muitas vezes maiores do que o rendimento da poupança ou das aplicações. Na cidade de São Paulo, a redução para pagamento total é de 6%, em Maringá, esse ano o desconto chega a 15%, por exemplo. Quem possui dinheiro suficiente para realizar o pagamento único deve fazê-lo, mas tome cuidado: fazer empréstimo para pagar o imposto de uma vez só não compensa, já que o parcelamento no carnê não tem juros, mas os empréstimos, sim.

- Porque imóveis do mesmo tamanho têm valores de IPTU diferentes?

O cálculo do imposto leva em conta não só o tamanho do imóvel, mas sua função e uso, ou seja, o valor do IPTU de um imóvel residencial é diferente do cobrado para imóvel comercial e para terrenos. 

- Quem está isento de pagamento de IPTU?

Existem algumas regras de isenção de imposto que podem variar de cidade para cidade. Por lei, aposentados e pensionistas do INSS,  associações de amigos de bairros, agremiações desportivas, patrimônios do governo e de entidades culturais não pagam imposto.

- Em quantas vezes pode-se parcelar o imposto?

O IPTU pode ser pago de uma só vez ou parcelado em 10 vezes no carnê da prefeitura da cidade.

- Acho que meu IPTU foi calculado errado, o que eu posso fazer?

É possível solicitar uma visita especial do órgão responsável pelo imposto ao imóvel ou terreno no qual houve erro de cálculo. A solicitação deve ser feita formalmente através de formulário próprio, até 90 dias depois do vencimento da primeira parcela.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play