Saiba usar as regras do consórcio de imóvel ao seu favor

Saiba usar as regras do consórcio de imóvel ao seu favor Saiba usar as regras do consórcio de imóvel ao seu favor

Segundo o especialista em finanças, Mauro Calil, a maneira mais barata de comprar um imóvel, para quem não pode pagar à vista é através de um financiamento. O especialista afirma, em entrevista a Revista Exame (22/08), que a modalidade e também é menos arriscada que o crédito imobiliário, mesmo que à vezes seja necessário aguardar um tempo para ter o imóvel disponível.

A grande jogada é usar as regras do consórcio de imóveis ao seu favor. A modalidade é interessante porque não é preciso pagar juros. Entenda em detalhes como funcionam os consórcio de imóveis.

Para retirar sua carta de crédito de um consórcio, é preciso ser sorteado (uma questão de sorte), esperar até o fim do plano, ou dar lances. A dica é que a partir do segundo ano, dar lances em consórcio de imóveis fica mais barato. Ou seja, você pode dar lances menores e ainda assim ser contemplado.

Roberto Morganti, gerente de consórcios, explica que nos primeiros meses de um consórcio o lance médio é de 50% do valor do imóvel. A partir do segundo ano esse valor cai para 30%.

Outra dica é que, em tempos de inflação, quando índice de correção das parcelas do consórcios (isso ocorre a cada doze meses), você pode  amortizar prestações. O consórcio de imóveis é corrigido pelo Ìndice Nacional de Custos da Construção (INCC), quando ele estiver alto você pode adiantar suas parcelas antes do “aniversário” do seu consórcio e, assim, não ter que pagar o reajuste.

È importante lembrar que assim como as parcelas são corrigidas, o saldo a que você terá direito no final do plano também é. Ou seja, seu crédito aumenta a cada ano.

Você pode utilizar também o seu FGTS para abater prestações. Essa saída é muito mais vantajosa, já que não exige que você faça uma poupança extra. Como usar o FGTS para dar lances.

Também é bom verificar as taxas de administração, pois dependendo do valor do imóvel, por menores que elas sejam, a economia pode ser grande.
 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play