Saiba como conseguir isenção do IPTU em São Paulo

Saiba como conseguir isenção do IPTU em São Paulo Saiba como conseguir isenção do IPTU em São Paulo

Os valores do metro quadrado, usados como base para o cálculo de valor venal do imóvel e para o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), são atualizados conforme determina a Lei 15.044/2009, o Decreto 52.007/2010 e o Decreto 52.859/2011. É possível assim que um imóvel que seja tributo em um ano não tenha IPTU a ser pago em outro ano.

A isenção do IPTU é garantda por aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia paga pelo INSS, desde que tenham o pedido de isenção atendido e realizem o recadastramento.

O pedido de isenção do IPTU deve ser feito por meio do “Requerimento de Isenção do IPTU para Aposentados e Pensionistas”, que deve ser entregue na subprefeitura mais próxima do imóvel. O documento deverá ser acompanhado de uma cópia do demostrativo de rendimento do orgão pagador, com valor bruto e tipo de benefício. Existe também a possibilidade de enviar pelos correios.

Entidades culturais também podem ter a isenção do imposto por meio da aprovação de um requerimento fornecido gratuitamente pela Prefeitura. O mesmo vale para Sociedades Amigos de Bairros e Agremiações Desportivas.

Existem também algumas outras situações nas quais há isenção do IPTU como, em alguns casos, para imóveis que são: integrantes do patrimônio de particulares; integrantes do patrimônio da Associação dos ex-combatentes do Brasil; moradia de propriedade de ex-combatente e/ou viúva de soldado que combateu na 2ª Guerra Mundial; imóveis cedidos em comodato à Administração Direta e Indireta do município de São Paulo; imóveis pertencentes ao patrimônio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU); imóveis integrantes do patrimônio de governos estrangeiros; e imóveis integrantes do patrimônio de entidades culturais.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play