​Quero fazer um consórcio imobiliário – o que preciso saber?

Conheça as características do consórcio imobiliário e saiba como aproveitar de todas as vantagens.

​Quero fazer um consórcio imobiliário – o que preciso saber? ​Quero fazer um consórcio imobiliário – o que preciso saber?



Está pensando em fazer um consórcio imobiliário? Primeiramente, é preciso conhecer as características desse sistema de compra, que rapidamente conquistou espaço e vem ganhando admiradores de diversas idades e perfis econômicos. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o total de participantes ativos consolidados em janeiro deste ano foi de 797,0 mil. Já o total de novas cotas comercializadas, passou dos 17 mil nesse mesmo período.

Entre as principais características do consórcio imobiliário, você pode contar com: parcelamento integral, ausência de juros, flexibilidade de uso do crédito, poder de compra à vista e uma infinidade de planos à sua disposição.

Além dessas vantagens, para quem está em busca de um “empurrãozinho” para fazer parte desse sistema de compra, saiba que é permitido o uso do saldo de FGTS. No primeiro mês deste ano, 284 consorciados-trabalhadores participantes dos grupos de consórcios de imóveis utilizaram parcial ou totalmente seus saldos nas contas do FGTS, alcançando a marca dos R$ 10,859 milhões, segundo dados da ABAC.
Diante da busca por oportunidades e da realização do sonho da casa própria, o governo federal divulgou uma nova iniciativa, a liberação do saldo de FGTS inativo aos trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos até 31 de dezembro de 2015. O dinheiro começou a ser liberado no dia 10 de março e seguirá uma sequência de acordo com a data de nascimento dos contribuintes.

Diferentemente do saldo ativo de FGTS, o inativo poderá ser usado de diversas formas, independentemente do bem a ser escolhido. Portanto, essa pode ser a sua chance de fechar negócio com mais comodidade.

Como escolher a melhor administradora de consórcio?

Se você quer fazer um consórcio, precisa saber que para o bom andamento dos grupos, contemplações e pagamentos, escolher uma administradora ética e responsável é uma atitude imprescindível. Mas como analisar essa característica?

O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela fiscalização e regulamentação das operações de consórcios. Dessa forma, divulga frequentemente, um ranking de administradoras autorizadas a funcionar, relatando ainda, reclamações e informações sobre cada uma delas. Portanto, analise bem antes de fechar qualquer negócio. Sua segurança determinará o sucesso da sua contemplação no futuro!
Vale lembrar que a adesão de um consorciado a um grupo se dá mediante à assinatura de contrato de participação. Nesse documento, devem estar previstos os direitos e os deveres das partes, tais como a descrição do bem a que o contrato está referenciado e seu respectivo preço (que será adotado como referência para o valor do crédito e para o cálculo das parcelas mensais do consorciado). No contrato deve haver, ainda, as condições para concorrer à contemplação por sorteio, bem como as regras da contemplação por lance.

Como funciona o consórcio imobiliário?

O sistema de consórcio reúne grupos de pessoas físicas ou jurídicas que apresentam objetivos semelhantes de compra, como adquirir bens ou serviços de forma programada, sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias. A formação desses grupos é realizada por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Nesse sistema de compra, o valor do bem, nesse caso o do imóvel desejado, é diluído em um prazo predeterminado, e todos os participantes do grupo contribuem ao longo desse período. Conforma o contrato de adesão ou mensalmente, a administradora os contempla, durante os sorteios ou ofertas de lances. Essa contemplação ocorre mediante a entrega da carta de crédito, documento que corresponde ao valor do bem contratado.

É preciso acompanhar os sorteios e aguardar! Para não depender somente da sorte, é possível ofertar um lance e aumentar as suas chances de ser contemplado. Confira as modalidades de lance no sistema de consórcio:

Lance Livre: você oferta o percentual que desejar e o maior lance ganha. O valor é calculado sobre o crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance Fixo: você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Temos uma facilidade para você! No lance fixo você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Formas de contemplação

Além de aumentar as suas chances no consórcio durante a oferta de lance, o sorteio é a forma mais comum de passar pela etapa da contemplação.

Os sorteios são transmitidos ao vivo pela Internet (assembleias online) e são realizados através do Globo Esférico. São colocadas no globo todas as esferas numeradas correspondentes às cotas do grupo em questão. Em seguida, serão retiradas 10 bolinhas, o 10º número retirado do globo será declarado sorteado, sendo os demais considerados reservas na ordem inversa.

Na hipótese do 10º número já ter sido contemplado ou estar em atraso com a parcela, será declarado contemplado o 9º, caso não esteja habilitado, o 8º, o 7º e assim sucessivamente. A partir dessa bolinha, será considerado alternativamente o número superior, não sendo habilitado, imediatamente o número inferior, até que seja localizada uma cota a contemplar.

Faça um consórcio de acordo com o seu orçamento

Após entender como funciona o consórcio imobiliário e já ter escolhido a administradora autorizada pelo Banco Central, é hora de escolher a melhor alternativa para o seu bolso.

Para o consórcio imobiliário, em que os bens contam com alto valor agregado, o simulador de consórcio pode ser uma ferramenta imprescindível para proporcionar economia e apresentar a melhor escolha diante do seu orçamento. Faça uma simulação online de consórcio agora mesmo. Confira o passo a passo na sequência:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Agora, pronto! Confira todos os planos e parcelas disponíveis.

Dúvidas frequentes

Algumas informações, você precisa conhecer antes de fazer um consórcio imobiliário. Confira:
- Antes de assinar o contrato de participação, leia atentamente as cláusulas e conheça os seus direitos e obrigações;
- É possível adquirir qualquer tipo de bem após a contemplação, desde que esteja dentro do segmento contratado;
- O crédito pode ser usado para a quitação de um financiamento, conforme condições previstas em contrato;
- Certifique-se de que tudo o que foi prometido, consta no contrato. Portanto, desconsidere promessas verbais;
- Como a contemplação ocorre mediante sorteios e/ou lance durante as assembleias, não há como assegurar uma data exata, a mesma ocorrerá dentro do prazo estipulado pelo grupo;
- É importante manter os pagamentos em dia para que a contemplação não seja prejudicada.

O consórcio não apresenta juros ou parcelas intermediárias. Conta somente com uma pequena taxa de administração, diluída durante o plano escolhido. Por isso, não sobrecarrega o orçamento e você ainda consegue ter todo um planejamento com as parcelas programas, que podem ser visualizadas antes mesmo de fechar negócio.

Para a sua comodidade, é possível comprar a sua cota de consórcio imobiliário online, além de esclarecer todas as dúvidas necessárias com a central de atendimento. Agende uma visita, solicite uma ligação ou converse com um de nossos atendentes pelo SAC telefônico. É simples, rápido e prático!

Faça uma simulação agora mesmo, compre online e já comece a participar dos sorteios mensais!

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play