Quanto tempo demora para pegar um imóvel no consórcio

Para ajudar a escolher, o Consórcio de Imóveis apresenta o simulador online para adquirir a cota. Confira!

Quanto tempo demora para pegar um imóvel no consórcio Quanto tempo demora para pegar um imóvel no consórcio



O sistema de consórcios voltou a bater recorde de vendas de novas cotas no ano. O total de adesões alcançou 216,5 mil e a modalidade sustentou em agosto, o ritmo de crescimento registrado nos sete meses anteriores. O segmento de imóveis foi um dos maiores em volume de vendas mensal, com 28,5 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Já o tíquete médio (valor médio da cota no mês) cresceu 21,9% e passou de R$ 113,9 mil (agosto/2016) para R$ 138,8 mil (agosto/2017), enquanto os negócios avançaram 38,9% no acumulado de janeiro a agosto.

Consórcio imobiliário e as facilidades

O consórcio é mais indicado para quem não necessita imediatamente do bem e deseja programar a compra de um bem em médio ou longo prazo, com mais facilidade e economia. Sem burocracia ou juros, no consórcio, o poder de compra é à vista, as parcelas são acessíveis e os planos são maiores, que permitem optar por bens de grande valor agregado, como imóveis novos ou usados, residenciais ou comerciais e até apartamento na planta.

Para ajudar a escolher sempre a melhor alternativa, o Consórcio de Imóveis apresenta uma ferramenta online para simular uma ou mais compras com comodidade. Sem sair de casa, com acesso à internet, é possível encontrar uma série de planos e vantagens de acordo com o seu interesse de compra.

É só informar o valor do crédito ou das parcelas mensais que deseja pagar para adquirir casa, apartamento, terreno ou o imóvel que mais desejar e preencher os campos em branco com as informações necessárias para o atendimento.
Para conhecer possibilidades e comparar os consórcios imobiliários diante de vários planos, faça uma simulação com no portal Consórcio de Imóveis. Saiba como funciona:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra.
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Pronto, é só adquirir o seu.
 
Após simular, escolher o plano e clicar no ícone "Comprar", você será direcionado para a compra online, informe os dados e efetue o pagamento da 1ª parcela por boleto ou cartão. É bem simples e rápido para fazer parte de um consórcio imobiliário!

Contemplação imediata

Não é possível precisar quanto tempo demora para pegar um imóvel no consórcio. Por isso, muito cuidado com as promessas sobre contemplação imediata no sistema de consórcios. Mesmo diante da quitação ou antecipação do pagamento das prestações, há somente duas maneiras de você ser contemplado: por sorteio ou durante a oferta de lance.

Vale lembrar que todo mês é realizada uma assembleia, momento em que a cota é contemplada por sorteio.

Os critérios de participação dos sorteios e para o oferecimento de lance devem estar previstos em contrato, que deve, inclusive, indicar se há possibilidade de oferecimento de lance ou realização de sorteios pela internet. Caso ocorra empate, os critérios também precisam estar previamente definidos.

O contrato é que deve definir as condições para a antecipação de parcelas para o consorciado contemplado. Com relação ao consorciado não contemplado, o contrato deve estabelecer se poderá haver antecipação de pagamentos e as condições dessa antecipação. No entanto, ainda que haja antecipação de todas as parcelas vincendas, isso não garante direito à contemplação imediata, que deve obedecer algumas regras de contemplação previstas na regulamentação, segundo informações do Banco Central.

Para aumentar as suas chances de contemplação, a oferta de lance pode ser uma ótima alternativa. São diversas possibilidades que podem ser usadas a seu favor, com flexibilidade e segurança. Entretanto, antes de ofertar um lance, procure entender como funciona. Confira na sequência, as modalidades de lance:

Lance embutido: é a oferta de lance sem, de fato, ter o dinheiro em mãos. É possível utilizar parte da carta de crédito e ao ser contemplado, o valor é abatido do crédito.

Lance fixo: corresponde a um percentual definido de acordo com as regras do grupo, pode ser de 50% e/ou 25%.

Lance livre: é a oferta de lance com dinheiro do próprio consorciado. Nesse caso, há liberdade para escolher quanto deseja ofertar de lance. O maior percentual ofertado ganha.

A média de lance para ser contemplado em um consórcio imobiliário varia conforme grupo e administradora de consórcio. Por isso, é difícil definir com precisão um valor de lance aplicado no consórcio para garantir de vez a contemplação. Como existem consórcios para diversos bens e uma ampla variedade de tipos de produtos, há bens com valores mais altos e mais baixos. O que pode variar não é somente o poder aquisitivo do consorciado, mas o perfil e as necessidades.

Se você está pensando em ofertar um lance, avalie também as suas possibilidades, entenda bem como funciona e acompanhe nos primeiros meses do consórcio e o comportamento dos participantes.

Com mais flexibilidade para comprar, escolher e acompanhar o seu consórcio, conquistar o seu imóvel passa a ser uma tarefa mais acessível e planejada. Por isso, é possível escolher uma alternativa que atenda os seus objetivos de compra, sem sobrecarregar o orçamento. É só escolher o valor do crédito e manter o comprometimento. Para comprar o primeiro imóvel, investir ou ampliar o patrimônio, pelo consórcio você tem amplas conquistas.

Confira outras vantagens e compre online agora mesmo, sua cota de consórcio imobiliário.
 
Fonte: ABAC / Banco Central

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play