Qual é a melhor forma de adquirir um imóvel e usar o FGTS

Qual é a melhor forma de adquirir um imóvel e usar o FGTS Qual é a melhor forma de adquirir um imóvel e usar o FGTS

Comprar a casa própria é um passo que muitos sonham em dar. Porém, é preciso muita análise e planejamento antes da compra. É preciso analisar com calma e cuidado as opções disponíveis, bem como seu planejamento financeiro.

Na hora de escolher a modalidade de compra, é preciso ficar de olho nas vantagens e desvantagens que cada uma oferece. Usualmente as pessoas não dispõem da totalidade dos recursos para aquisição de seu imóvel, podendo surgir então duas opções, o financiamento ou o sistema de consórcio imobiliário.

Na opção do financiamento, o comprador adquire uma linha de crédito junto ao banco, sobre a qual incidem altos juros (de 9% a 16% ao ano) e correção monetária. Além dos juros, um dos principais obstáculos enfrentados é a elevada burocracia para a comprovação da renda bruta, que chega a  inviabilizar muitas vendas. O comprador não pode comprometer mais do que 30% da sua renda com a parcela e ainda precisa ter disponível, na maioria dos casos, pelo menos 20% do valor do imóvel para dar de entrada.

Já o sistema de Consórcio de Imóveis é uma modalidade onde não existe a cobrança de juros, somente custo administrativo (taxa de administração + fundo de reserva) que é diluído ao longo dos meses do seu plano, podendo ser em até 150 meses. Além disso, o consórcio é muito menos burocrático, pois para a participação não exige comprovação de renda mensal.

Outra vantagem que muitos enxergam no consórcio encontra-se no montante do valor do imóvel a ser financiado, que abrange a totalidade de seu valor, enquanto no financiamento existe um limite do valor do imóvel a ser financiado.

Uso do FGTS no Consórcio Imobiliário

A principal característica do consórcio é que a contemplação acontece por meio de lance ou sorteio. Além da possibilidade de utilizar até 25% do valor do seu crédito para ofertar lance, também é possível utilizar o seu FGTS para ser contemplado antecipadamente, caso não queira esperar a contemplação nos sorteios mensais. Além da possibilidade de saque para a oferta de lance, o FGTS também pode ser utilizado para:

  • Complementação da carta de crédito de consórcio para aquisição de um imóvel de maior valor;
  • Amortização ou liquidação do saldo devedor de consórcio de imóvel;
  • Pagamento de parte das prestações do consórcio de imóvel.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play