Qual a menor taxa de consórcio do mercado de imóveis?

Publicado em: 11/01/2018
Consórcio sem juros

O consórcio é uma modalidade de compra acessível e indicada para quem não tem pressa de adquirir um determinado bem. Seja o primeiro imóvel, a segunda casa ou um apartamento para investimento, o consórcio proporciona amplas possibilidades e vantagens exclusivas, desde que realizado com disciplina e comprometimento.

Por isso, antes de adquirir uma cota de consórcio é preciso conhecer os melhores planos do mercado, entender como funciona cada etapa e ainda, se há juros ou taxas que possam interferir no bom andamento do negócio. Assim, você é capaz de descobrir a menor taxa de consórcio do mercado.

Se a intenção é adquirir um imóvel, novo ou usado, comercial ou residencial, escolha uma administradora de consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o trabalho da administradora começa antes mesmo da formação do grupo, com a definição de características e análise da viabilidade econômica e financeira, além de considerar prazos, número de cotistas, valores dos créditos e critérios de atualização, entre outros fatores.

Assim, entre direitos e deveres, o futuro do seu consórcio estará mais seguro.

Como funciona?

No consórcio imobiliário, você passa a fazer parte de um grupo, constituído por pessoas físicas ou jurídicas, com a finalidade de formar uma poupança destinada à sua compra - nesse caso, algum imóvel.

É como um autofinanciamento, realizado com os recursos dos próprios integrantes do grupo. Por isso, não há empréstimo, consequentemente, não há a incidência de juros ou parcelas intermediárias.

A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum, pela taxa de administração e, se estabelecido em contrato, por fundo de reserva e seguros. Todas as taxas do consórcio são aplicadas sobre o valor do bem contratado.

Como parcelamento é integral, a taxa de administração do consórcio é diluída durante todo o plano, sem sobrecarregar o orçamento. Mais acessível que outras modalidades, no consórcio é você quem escolhe o valor da carta de crédito para a compra do bem e o prazo de pagamento, conforme os planos disponibilizados pela administradora escolhida.

Faça uma simulação

Para entender melhor como funciona e descobrir qual a menor taxa de consórcio do mercado de imóveis, é possível fazer uma ou mais vezes, a sua simulação de compra online, até encontrar a melhor alternativa para o seu orçamento. Confira na sequência:
1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Esse tipo de informação ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário.

Depois de completar as etapas, basta fazer a sua compra online e ter a sua cota de consórcio.

O que é a cota de consórcio?

Para fazer parte de um consórcio, além de escolher a administradora, você também precisará ter um número de identificação dentro do grupo; que nada mais é que a sua cota de consórcio.

Todo o histórico de pagamento e participação, bem como as características do plano escolhido fica registrado e vinculado a esse número de cota, fornecido pela administradora aleatoriamente.

A cada mês, os participantes do grupo concorrem, em igualdade de condições aos sorteios para a contemplação, momento em que o consorciado já pode receber a carta de crédito e adquirir o tão sonhado bem. Mesmo que indicado para quem não tem pressa, se houver a necessidade, é possível ofertar lances e antecipar essa etapa para ter a carta de crédito em mãos.

Nessa hora, além da flexibilidade de escolha, a carta de crédito que você recebe por sorteio ou lance, equivale compra de um bem à vista. Por isso, você tem também, o poder de barganha e de negociação para conseguir benefícios e ótimos preços.

Com a carta de crédito do consórcio imobiliário, você também pode quitar um financiamento bancário e ficar livre das parcelas indesejadas que sobrecarregam o seu orçamento. Independentemente do consórcio escolhido, o sistema é sem juros e sem burocracia. A legislação atual permite a quitação total de financiamento com o crédito recebido na contemplação. Contudo, para grupos formados até 5.2.2009 e que não tenham aderido à nova regulamentação, não é permitido tal procedimento. Consulte mais informações com a sua administradora.

Cuidados importantes

O consórcio é uma maneira eficaz de programar a sua compra. Mas antes de programá-la, é importante avaliar se as parcelas mensais realmente cabem no seu orçamento, além de conferir o total de taxas ao longo do período, uma vez que algumas administradoras de consórcios incluem custos além da taxa de administração. Ter essa atitude ajuda a evitar surpresas indesejadas ou problemas futuros com o seu consórcio imobiliário.

Confira outras vantagens! Adquira a sua cota de consórcio e programe a compra do seu imóvel sem burocracia.

Fonte: Blog ABAC
 


Veja mais notícias