Qual a melhor opção de pagamento para quem vai trocar de casa: consórcio, financiamento ou poupança?

Conheça opções, dicas e valores importantes para fazer a melhor escolha antes de trocar de casa.

Qual a melhor opção de pagamento para quem vai trocar de casa: consórcio, financiamento ou poupança? Qual a melhor opção de pagamento para quem vai trocar de casa: consórcio, financiamento ou poupança?



Realizar o sonho da casa própria exige planejamento. Até mesmo para quem já conta com um imóvel e decide que a troca por um outro é a melhor opção. Parece simples, mas há cuidados diferentes daqueles que devem ser observados durante a primeira compra.

Pensar nos filhos, no trabalho e no orçamento são alguns dos fatores mais relevantes para optar ou não por uma determinada compra. Casais mais velhos por exemplo, podem ter menos chances de aumentar a renda e podem optar por financiamentos com tabelas regressivas, quando os valores das parcelas vão caindo. Há ainda um limite de idade para quitar o imóvel por parte das instituições financeiras; reduzindo o prazo e aumentando o tamanho da parcela.

Muitas vezes, a decisão de trocar de imóvel ocorre em função do espaço e da chegada dos filhos. Localização, infraestrutura e a facilidade no deslocamento acabam influenciando no valor do imóvel. Por isso é importante simular a sua compra antes de tomar qualquer iniciativa. No consórcio imobiliário, por exemplo, a ferramenta online de simulador de consórcios ajuda na tomada de decisão e a encontrar o melhor plano para a sua compra sem sobrecarregar o orçamento. O melhor de tudo é que você tem tempo e flexibilidade para escolher o que mais desejar, desde casa, terreno ou apartamento até imóveis ou galpões comerciais. Confira um passo a passo na sequência para simular um consórcio de imóveis:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Mova a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Esse requisito ajuda a otimizar o atendimento e a trazer a alternativa mais eficaz para o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Pronto! É só escolher a opção mais atraente para o seu bolso.
Em momentos de instabilidade econômica, é hora de pensar melhor e analisar com cuidado, todas as alternativas, principalmente para quem está na dúvida entre consórcio, financiamento ou poupança.

Qual é a melhor opção de pagamento?

No sistema de consórcios, além de economizar para a compra de um bem, é possível poupar em grupo, formando assim, uma espécie de poupança forçada. Como todos se reúnem em grupos com objetivos semelhantes de compra, a disciplina e o comprometimento financeiro são essenciais para que a contemplação ocorra sem impedimentos. É importante ressaltar que no consórcio, a contemplação ocorre apenas por sorteio ou lance. Por isso, é mais indicado para quem não tem pressa. Como o parcelamento é integral e os valores mensais dos participantes formam um fundo comum para a compra dos bens, não há empréstimo. Portanto, não há a incidência de juros, diferentemente de um financiamento. Nesse caso, é possível adquirir um imóvel rapidamente, desde que atenda todos os requisitos necessários para conseguir um financiamento, que muitas vezes, é um dos fatores mais restritivos para a concessão de crédito; a burocracia.

Para quem opta pelo imediatismo também pode pagar caro! Entre as desvantagens de um financiamento está a falta de planejamento, sem saber ao ser qual imóvel escolher e sem pensar nas contas adicionais e posteriores. O valor também é outro aspecto que também chama a atenção. Muitas vezes, o cliente acaba pagando duas vezes o valor financiado, já que os juros de um financiamento são maiores.

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,20 pontos percentuais no mês (5,58 pontos percentuais no ano) correspondente a uma redução de 2,48% no mês (3,63% em doze meses) passando a mesma de 8,07% ao mês (153,78% ao ano) em março/2017 para 7,87% ao mês (148,20% ao ano) em abril/2017. Entretanto tendo em vista o cenário econômico atual que aumenta o risco de elevação dos índices de inadimplência por conta da recessão econômica em curso, bem como o desemprego elevado, é possível aumentar igualmente o risco de novas elevações das taxas de juros aos consumidores, pessoa física ou jurídica, segundo dados da Anefac.

Poupança

Para este ano, a poupança ainda não registrou nenhum mês com mais depósitos do que saques. O último mês que o saldo da poupança ficou positivo foi em dezembro de 2016. Em abril, a poupança perdeu R$ 1,27 bilhão de recursos, segundo dados do Banco Central. Compensa ou não compensa? Com a inflação em alta, o rendimento da "queridinha dos brasileiros" muitas vezes tem sido incapaz de multiplicar o dinheiro na velocidade em que os preços sobem. Portanto, pense bem antes de aplicar o seu dinheiro em uma poupança.
Se está difícil escolher, analisar e comprar com a correria do dia a dia, mas mesmo assim, você quer planejar a troca da sua casa? Invista em um consórcio online.

O consórcio apresenta parcelamento integral, poder de compra à vista e possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteios, ou ainda, pode aumentar as chances de contemplação ao ofertar um lance. Além de todas essas vantagens, o consórcio pode ser adquirido pela internet. Basta escolher uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central para assegurar direitos e deveres de ambas as partes, além de trazer mais segurança para o investimento do início ao fim.

Ao simular planos e parcelas para a troca do seu imóvel, você pode escolher a melhor alternativa para o seu bolso. Após selecionar a sua opção, assinar o contrato e fazer parte de um grupo, é só aguardar pela sua contemplação e acompanhar os resultados mensais das assembleias, que podem ser checados online para a sua comodidade.

Se necessário, antes de fechar negócio, Agende uma Visita, Solicite uma Ligação ou Fale Conosco. Ao escolher a melhor forma de atendimento, seja para a compra online ou para esclarecer suas dúvidas, assim que se tornar um cliente poderá contar com mais facilidades, como: gerar 2ª via do boleto, acompanhar as assembleias ao vivo, ofertar lance, consultar todos os canais de atendimento e conferir todas as informações necessárias para quando receber a notícia da sua contemplação.

Confira todas as vantagens do sistema de consórcios! Faça uma simulação para trocar de imóvel com mais facilidade, sem se descapitalizar ou sofrer com a incidência dos juros.

Fonte:  Zero Hora / Época Negócios / Anefac / G1
 

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play