Qual a melhor forma de comprar a sua casa própria?
Adquirir a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Mas qual seria a melhor forma de realizá-lo? Para Reinaldo Domingos, educador financeiro, o melhor negócio é comprar à vista, pois o consumidor foge dos juros e tem a vantagem de conseguir um desconto com o vendedor.
Apesar das facilidades e das diversas modalidades para adquirir um imóvel, é necessário ter alguns cuidados em relação aos custos, como: despesas extras, juros, taxas bancárias e cartoriais, além do condomínio em determinados imóveis.
Para quem não precisa imediatamente da casa e tem a disponibilidade de reservar uma verba mensal, o Consórcio de Imóveis é uma excelente opção. Para Reinaldo, com o consórcio você pagará menos, e se contar com a sorte, poderá ser contemplado e ganhar a sua casa rapidamente, além de poder economizar para ofertar um lance com o dinheiro reservado.
No consórcio não é necessário entrada, você não paga juros e pode ser contemplado a qualquer momento com a carta de crédito, que vale dinheiro, e com ela você pode adquirir um imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil. Faça uma simulação, conheça os planos e as parcelas que cabem no seu bolso.
Uma terceira opção seria o financiamento. Essa modalidade é caracterizada como uma dívida de valor, e de acordo com o educador financeiro, a mesma deverá ser honrada mensalmente. Além dos juros, se somados ao longo do contrato, o financiamento pode representar o pagamento de duas a três casas.
Ao optar por uma dessas modalidades, faça um planejamento financeiro mensal e economize nas dívidas sem valor, que envolvam produtos e serviços.