Presidente da Abac cita as vantagens dos consórcios

Presidente da Abac cita as vantagens dos consórcios Presidente da Abac cita as vantagens dos consórcios

Luiz Fernando Savian está há oito anos à frente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). É ferrenho defensor dos consórcios, como era de esperar, mas admite que, se houver muita disciplina, acumular por conta própria o valor do bem desejado pode ser mais rentável do que entrar no tradicional produto.

Por que fazer um consórcio e não um financiamento?

O consórcio é um autofinanciamento e não há juros. Esses já são grandes motivos que justificam a escolha. No consórcio é cobrada apenas a taxa de administração, que é bem baixa. Em alguns casos, há também um fundo de reserva, mas não são todos os consórcios que cobram isso, basta procurar. Existem vários outros pontos positivos. Por exemplo, como a prestação é mais baixa, a comprovação de renda consequentemente, é menor. Por isso, pessoas de menor renda podem adquirir o consórcio.

Hoje estão disponíveis quais tipos de consórcio?

Há muitos tipos. Os de motos, automóveis e imóveis são os líderes do mercado, nessa ordem. Mas há consórcio de eletrodomésticos e serviços.

Como funciona o consórcio de serviços?

Esse tipo foi aprovado recentemente e inclui todos os tipos de serviços. A pessoa entra em um consórcio, por exemplo, para ter um crédito de R$ 10 mil. E, com esse dinheiro, pode fazer uma cirurgia plástica ou uma viagem ou uma festa. O dinheiro não é carimbado.

Qual o perfil do contratante do consórcio?

Para começar, é preciso que não haja a necessidade do bem de imediato, já que o contratante terá de esperar o sorteio ou dar um lance, não pode ter pressa. Além disso, o perfil da pessoa que faz consórcio é de alguém racional e quem quer tempo para se planejar. Quem faz financiamento não se planejou. Por essa razão, precisa do bem de imediato e, para isso, pagará muito juro.

Mas, se o perfil da pessoa que contrata o consórcio inclui a característica do planejamento, não seria melhor fazer uma poupança e comprar o bem à vista?

Essa é sempre uma ótima opção. Porém, resta saber quem tem essa disciplina. A dificuldade de poupar com rigor é mundial Apenas os japoneses têm essa disciplina. Isso é cultural. Por esses motivos, pode ser que, se houver essa disciplina rígida, a poupança valha mais a pena do que o consórcio.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play