Os cuidados necessários com as reformas
A reforma pode ser um processo simples, mas se não realizada com cuidado e conhecimento, pode causar grandes prejuízos. Confira as dicas!
A reforma pode ser um processo simples, mas se não realizada com cuidado e conhecimento, pode se tornar um empecilho quando o assunto é documentação, normas e projetos.
Pintura, troca de piso ou alterações mais básicas não necessitam de documentos técnicos. Porém, quando há a retiradas de paredes ou criação de novas passagens, por exemplo, é preciso ter atenção. Em caso de dúvida, consultar um profissional é sempre a melhor alternativa. Confira na sequência, os principais cuidados e documentos necessários antes de iniciar uma reforma:
Normas das reformas
Está em vigor, desde 2014, a norma NBR 16280.2014 ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que se aplica para reformas de edificações. As diretrizes estabelecem uma série de requisitos para a gestão, controle e execução de qualquer tipo de projeto, com foco ainda na segurança, do início ou fim das obras.
ART ou RRT
A supervisão de um profissional habilitado de arquitetura ou engenharia é fundamental quando o assunto é obra. Por isso, junto ao conselho profissional, é necessário o preenchimento do registro e anotações do tipo da reforma para a segurança de todos.
Alvará de reforma
Em alguns casos, há a necessidade de requisitar um Alvará de Reforma Simplificada quando não houver a alteração do imóvel. É importante requisitar o documento na Prefeitura ou entidade de urbanismo responsável.
Condomínios
Antes de executar qualquer tipo de ação, consulte as regras do seu condomínio. Tanto o síndico como a administradora podem ajudar nessa etapa. Em alguns casos, se o imóvel novo ainda estiver no prazo de garantia da construtora, a reforma deverá ser aprovada pela empresa e por um profissional.