​O que é e como funciona o consórcio imobiliário - dúvidas mais frequentes

O consórcio imobiliário é uma opção para quem deseja escapar das altas taxas de juros e parcelas intermediárias. Confira!

​O que é e como funciona o consórcio imobiliário - dúvidas mais frequentes ​O que é e como funciona o consórcio imobiliário - dúvidas mais frequentes


O sistema de consórcio está entre as modalidades de compra que mais zelam pela educação financeira. Ao apresentar planos maiores e parcelas acessíveis, é capaz de ajudar a realizar a compra tão desejada, sem sobrecarregar o orçamento. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), no primeiro mês do ano, esse sistema registrou expansão de 14,1% em seus negócios e um aumento de R$ 5,67 bilhões para R$ 6,47 bilhões em créditos comercializados.

O consórcio imobiliário é uma opção para quem deseja escapar das altas taxas de juros e parcelas intermediárias e assim, programar a compra de um terreno, casa, apartamento ou qualquer outro bem, seja novo ou usado. A modalidade também é ideal para quem já é proprietário, mas deseja fazer um consórcio como investimento e assim, ampliar o próprio patrimônio. Para quem faz parte de um financiamento imobiliário, a carta de crédito do consórcio pode ser usada para quitar a dívida e pagar bem pouco por mês, sem sofrer com os juros.

Para entender o que é e como funciona o consórcio imobiliário, preparamos alguns tópicos com dúvidas frequentes para esclarecer melhor esse sistema de compra. Confira na sequência:

Como funciona o consórcio imobiliário

O consórcio reúne pessoas físicas ou jurídicas com objetivos semelhantes de compra. Em grupos, os participantes são divididos pelos planos, bens e cotas. Juntos, participam em igualdade de condições a cada sorteio. Para não depender exclusivamente da sorte, é permitido ofertar lances e antecipar a contemplação.

Os sorteios são realizados durante as assembleias, transmitidos ao vivo e podem ser acompanhadas online, com toda a comodidade necessária através do canal exclusivo para Clientes.

Durante a contemplação, o consorciado receberá uma carta de crédito correspondente ao contrato de adesão realizado desde o início, que pode ser utilizada na aquisição de qualquer tipo de imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, para reformar ou ainda, construir em um imóvel próprio. É importante ressaltar que o imóvel fica hipotecado ou alienado fiduciariamente ao grupo, de acordo com os critérios da sua administradora. No caso da hipoteca, o imóvel já fica no nome do comprador, que não poderá vendê-lo até quitar a dívida. Na alienação fiduciária, o imóvel fica em nome da administradora, que passará para o nome do comprador quando a dívida for paga totalmente.

Antes de fazer parte de um consórcio e concorrer mensalmente aos sorteios, é preciso contar com uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. A administradora é a empresa autorizada pelo Banco Central - órgão responsável pela regulamentação do setor. Para ter certeza de que está investindo seu dinheiro com segurança, lembre-se de que só podem administrar grupos de consórcios as empresas que apresentam esta autorização. Dessa forma, além de assegurar a sua compra, você pode contar com mais tranquilidade e satisfação para todos os momentos da sua negociação.

Consórcio de imóveis tem juros?

A modalidade de consórcio é bastante requisitada em função da ausência de juros. Essa vantagem ocorre pelo fato de não existir empréstimo de dinheiro, mas de uma forma segura de economizar mês a mês, como uma poupança programada, até o momento exato para a compra do bem, que nesse caso, ocorre após a contemplação da cota de consórcio.
Não se trata de juros, mas de uma pequena taxa de administração, diluída durante todo o plano escolhido, sem sobrecarregar o orçamento do participante. Diluído, esse valor é pago para a administradora de consórcio gerenciar todo o grupo, possibilitando os sorteios e ofertas de lances.

O que é preciso para fazer um consórcio de imóveis?

No consórcio de imóveis não é necessário comprovar renda no ato da simulação ou ter um avalista. Menos burocrático que outras modalidades de compra, para fazer um consórcio é preciso adquirir apenas uma cota de consórcio de uma administradora autorizada pelo Banco Central e participar dos sorteios com grupo e cota em mãos. É possível ainda, simular diversos planos e escolher aquele que se encaixa no seu orçamento, sem sobrecarregá-lo.

Como fazer o pagamento das parcelas de um consórcio de imóveis?

Ao se tornar um cliente, você poderá ter tudo ao seu alcance, sem sair de casa. É isso mesmo! No “Meu Consórcio”, você pode ofertar um lance, imprimir 2ª via do boleto e acompanhar os sorteios online. Entretanto, logo que escolher o valor da sua carta de crédito e o plano de pagamento, é possível comprar online e ter todas as informações necessárias. Vale lembrar, que as parcelas serão acordadas com a administradora, além de propor uma data de vencimento da prestação. O valor inclui a soma das importâncias referentes ao fundo comum, ao fundo de reserva (se existente), seguro (se contratado) e à taxa de administração. A 1ª parcela pode ser facilitada e paga em mais vezes. Consulte a sua administradora!

Quais cuidados devo tomar ao comprar um consórcio imobiliário?

É importante levar em consideração que um consórcio pode durar meses. Essa característica depende do plano escolhido, da sorte e das ofertas de lance também. Portanto, é preciso ter disciplina e compromisso com os pagamentos. Antes de realizar a sua escolha, procure conhecer mais sobre a empresa, reputação, reclamações e elogios, normas, vantagens e desvantagens, entre outros, além de se informar melhor no site do Banco Central do Brasil sobre o que é e como funciona um consórcio imobiliário.

Para que serve e como funciona a carta de crédito imobiliário?

Se você foi contemplado por sorteio ou pela oferta de lance, você já pode adquirir o seu bem. Você receberá a carta de crédito, que corresponde ao valor escolhido na contratação do consórcio. O seu poder de compra é garantido, desde que esteja com os pagamentos em dia. O valor da carta de crédito pode variar conforme índices econômicos e representa o mesmo que um pagamento à vista.

Posso comprar outro bem com a carta de crédito?

Você pode usar a carta de crédito para comprar qualquer bem ou contratar qualquer serviço, desde que pertença à categoria de seu grupo de consórcio. No caso do consórcio imobiliário, você poderá comprar uma casa, terreno, apartamento ou qualquer outro desse segmento. Se o valor do bem que poderá adquirir for menor do que o da sua contemplação, essa diferença poderá ser usada para pagar despesas e quitar prestações. Caso contrário, é preciso arcar com recursos próprios.

Como ser contemplado em um consórcio imobiliário?

Há duas formas de ser contemplado no consórcio imobiliário: sorteio ou lance. Se você não quer depender exclusivamente da sorte, a oferta de lance é uma chance a mais de ser contemplado com a carta de crédito. Afinal, ganha quem ofertar o maior valor. Para todas essas alternativas, é imprescindível manter os pagamentos em dia.

Se eu não for contemplado, perco o dinheiro?

Você deve utilizar o crédito contemplado até o encerramento do grupo. Portanto, você poderá ser contemplado até esse período. Lembrando que esse crédito contemplado sem utilização sofre reajuste das parcelas. Se você já foi contemplado e está com o bem, fique atento para não atrasar as parcelas até o término do plano escolhido.

Como funcionam os lances do consórcio?

Para ofertar um lance, é preciso estar com suas parcelas em dia e entrar em contato com a administradora pelo menos 24 horas antes da assembleia mensal, pela Internet ou pela Central de Relacionamento com o Cliente. Existem três modalidades de lance no consórcio imobiliário. No Lance Livre, você oferta o percentual que desejar e o maior ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio. No Lance Fixo, você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Nesse caso, você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio. Já no Lance de Antecipação, você pode antecipar o valor que desejar e o saldo acumula para possível oferta de lance ou abatimento de parcelas, o importante é poupar.

Qual o tempo médio de contemplação de um consórcio?

As contemplações de cotas de consórcios ocorrem mensalmente. Todos os participantes, que estão em dia com os pagamentos, concorrem em igualdade. Para diminuir a espera e ser contemplado o quanto antes, a oferta de lance pode ser uma ótima alternativa.

Como as parcelas são reajustadas do consórcio imobiliário?

O cálculo é realizado com a porcentagem do índice acumulado nos últimos 12 meses x o valor do crédito contratado. Mesmo após a contemplação, as parcelas continuam sendo corrigidas, pois o grupo precisa de recursos para garantir a atualização do crédito dos demais integrantes ainda não contemplados. Os índices mais utilizados para a correção da carta de crédito no consórcio de imóveis são o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção, apresentado pela Fundação Getúlio Vargas), o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado, também divulgado pela FGV) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, apresentado pelo IBGE).

Consórcio de Imóveis vale a pena?

Após entender o que é e como funciona um consórcio imobiliário, resta a pergunta: consórcio de imóveis vale a pena?
Vale a pena para quem deseja programar a compra de um bem sem ter pressa. Planos, prazos e parcelas são bastante flexíveis. Portanto, podem ser negociados logo no começo, resultando em estimativas para o seu investimento em médio ou longo prazo. Assim, você não sobrecarrega o orçamento e passa a ter um controle maior até mesmo após a contemplação.

Faça uma simulação de consórcio imobiliário! Escolha o valor do bem e o plano de pagamento. Confira os prazos e escolha agora mesmo, aquele que se encaixar melhor no seu orçamento. Compre online e já comece a participar dos sorteios mensais!

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play