O que é e como funciona consórcio de imóvel online

Publicado em: 08/06/2017

Compra Online de Casa

Realizar compras pela internet já se tornou um hábito na vida de muitos brasileiros. Fatores como praticidade, diversidade, comparabilidade e comodidade estão diretamente envolvidos no aumento das compras online. Com o mercado imobiliário, essa funcionalidade não é diferente, superando as expectativas até mesmo dos públicos mais exigentes. De classificados e simuladores a aplicativos, é possível escolher um imóvel sem sair de casa. Metro quadrado, planta e até valores estão disponíveis para conquistar o cliente e fechar negócio.

De acordo com a pesquisa Think Real Estate with Google - 2013, 60% do processo de compra de imóveis é realizado online e são acessados em média 5,6 sites imobiliários durante o processo. O estudo mostra o que os compradores de imóveis já sabem: antes de sair de casa em busca do imóvel perfeito, vale a pena dar uma boa navegada pela internet.

Já pensou em adquirir um imóvel sem sair de casa? Para facilitar o processo de análise e compra, há sites que disponibilizam até descontos ou ainda, imóveis que entraram em estoque e passaram a fazer parte do recém conhecido outlet. Além de poder comparar valores, é possível reunir milhares de ofertas e filtrar aquelas que estão de acordo com o seu objetivo de compra. Mas é preciso ter cuidado durante o fechamento de um negócio!

Uma dica interessante é buscar por empresas, como imobiliárias, construtoras e incorporadoras ligadas / fiscalizadas pelas entidades de classe. Converse com antigos clientes, analise o histórico da empresa, verifique se os corretores têm registro e observe os imóveis oferecidos. A princípio, essas dicas podem fazer toda a diferença.

Após analisar algumas informações e se assegurar de algumas etapas, vale analisar: certidão de propriedade, certidões negativas, IPTU, comprovantes de pagamento; como água ou luz, entre outros documentos de grande importância.

Alternativas de compra

Como pudemos analisar, são inúmeras questões importantes e envolvidas na compra de um imóvel pela internet. Entretanto, em função da restrição de crédito e do aumento dos juros, muitas vezes adiamos o sonho da casa própria. Se não bastasse a burocracia, a falta de dinheiro para pagamento à vista também é um dos fatores que mais influencia em determinadas compras, principalmente quando se tratam de bens de alto valor agregado.

Por isso, o mercado também diversificou as possibilidades e desenvolveu novas alternativas, como o sistema de consórcios, que de uma forma programada, ajuda pessoas com objetivos semelhantes de compra, a formar uma poupança para a aquisição de bens.
Foi por meio de uma legislação específica do setor, sob a Lei nº 11.795, ou Lei dos Consórcios, que consolidou o Banco Central como a autoridade responsável pela normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e controle das atividades do Sistema.

Administradoras de Consórcios

Desde a participação dos grupos à contemplação, são as administradoras de consórcios que ajudam a gerenciar as etapas. Por isso, é importante buscar por uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, uma vez que só podem administrar grupos, empresas autorizadas por esse órgão.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o trabalho da administradora começa antes mesmo da formação do grupo, com a definição de características e análise da viabilidade econômica e financeira, considerando prazo, número de cotistas, valores dos créditos, critérios para atualização, número e frequência de contemplações por sorteio e lance, dentre outros fatores que intervêm na evolução do grupo. A administradora de consórcio também determina as normas de funcionamento – regras para sorteio e oferta de lances, condições para utilização do crédito, entre outras características.

Como funciona

Ao adquirir uma cota de consórcio de imóveis, você passa a fazer parte de um grupo, formado por pessoas físicas ou jurídicas, com a finalidade de formar uma poupança destinada à compra - no caso, de imóveis - por meio de autofinanciamento. Nessa modalidade há mais flexibilidade. Portanto, é possível escolher entre imóvel residencial ou comercial, novo ou usado, como apartamento, casa, terreno ou ainda imóvel na planta.

Todos os participantes do grupo contribuem com a formação da poupança por meio do pagamento de prestações mensais sem juros, calculadas de acordo com o valor total do crédito contratado, mais taxa de administração e fundo de reserva; mas que não sobrecarregam o orçamento.

A cada mês, todos os participantes do grupo concorrem, em igualdade de condições, aos sorteios para a contemplação. Os consorciados também podem ofertar lances e antecipar essa etapa para ter a carta de crédito liberada.

Consórcio de imóvel online

O Consórcio de Imóveis também apresenta facilidades e recursos exclusivos para compras pela internet. Se a intenção é fazer um consórcio de imóvel online, no portal www.consorciodeimoveis.com.br é possível contar a ferramenta de simulação, que além de apresentar os planos que deseja, pode apresentar ainda, parcelas que cabem no seu bolso, sem sobrecarregá-lo.

Para facilitar sua escolha, é possível simular um consórcio com o valor da casa, terreno ou apartamento que mais desejar, seja usado, na planta ou em construção. São inúmeros planos disponíveis. Portanto, você pode escolher algum que atenda os seus objetivos de compra. Confira na sequência o passo a passo para fazer uma simulação:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Esse tipo de informação ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário.

O atendimento também pode ser otimizado ao agendar uma visita ou ao solicitar uma ligação para a sua comodidade. Se preferir, compre agora mesmo a sua cota de consórcio online. Para conhecer alguns planos, fizemos uma simulação. Confira:

Imóvel 120
Para ser contemplado com um crédito no valor de R$ 120.000,00, em 180 parcelas pelo Consórcio de Imóveis é possível pagar somente R$ 810,00 mensais, sem a incidência de juros. Há outros planos que podem atender melhor o seu orçamento, como em prazos menores, com 70, 85, 100, 120 parcelas, entre outros. É só fazer a simulação de consórcio com o valor do crédito desejado.
FGTS no consórcio

O saldo do FGTS do trabalhador pode ser utilizado, no âmbito do Sistema de Consórcio, por meio de oferta de "Lance" para obtenção da "Carta de Crédito" ou complementação do valor da "Carta de Crédito" obtida pelo trabalhador para compra de imóvel residencial concluído ou em construção.

O saldo da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS também pode ser utilizado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.

Confira muitas outras vantagens e faça quantas simulações achar necessário para escolher o plano que se encaixa no seu orçamento. É simples e rápido simular um consórcio com preço justo e sem a incidência de juros. Confira outras vantagens e simule a sua compra agora mesmo!

Fonte: Exame / Valores e Imóveis / Revista Zap Imóveis
 
 

Veja mais notícias