O que é carta de crédito para apartamento e como funciona?

Saiba mais sobre a carta de crédito para a compra de apartamento pelo sistema de consórcio.

O que é carta de crédito para apartamento e como funciona? O que é carta de crédito para apartamento e como funciona?



Carta de crédito é a denominação utilizada para identificar o valor de crédito do sistema de consórcios. Trata-se de uma ordem de faturamento emitida pela administradora, com o qual o consorciado poderá adquirir um imóvel de forma livre e flexível. Para isso, deverá apresentar as garantias exigidas pela administradora, com o objetivo de manter os interesses dos próprios consorciados.

Para fazer uso da carta de crédito, é preciso ser contemplado por sorteio ou lance. O sorteio é realizado através de globo esférico e são retiradas 10 bolinhas, sendo que a 10ª bolinha é o número sorteado, e as demais consideradas reservas na ordem inversa. Na hipótese do 10º número já ter sido contemplado ou não estar apto, será declarado contemplado o 9º e assim sucessivamente, até o primeiro número retirado do globo.

A contemplação envolve também a oferta de lance. Essa possibilidade é usada normalmente por quem deseja aumentar as chances de contemplação ou antecipar o recebimento da carta de crédito. Confira as modalidades:

Lance Livre: você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance Fixo: você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Temos uma facilidade para você! No lance fixo você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance de antecipação: você pode antecipar o valor que desejar e o saldo acumula para possível oferta de lance ou abatimento de parcelas, o importante é poupar.

Tanto os sorteios com as ofertas de lance ocorrem apenas mediante às assembleias mensais organizadas pelas administradoras de consórcios. Por isso, trata-se de um dos momentos mais aguardados por quem participa de um grupo de consórcio. Afinal, é a hora de usar todo o dinheiro que formou ao longo dos meses junto aos outros participantes.

Entre tantas vantagens e possibilidades do sistema de consórcios, o saldo do FGTS do trabalhador pode ser aplicado, no âmbito do Sistema de Consórcio, por meio de oferta de "Lance" para obtenção da "Carta de Crédito" ou complementação do valor da "Carta de Crédito" obtida pelo trabalhador para compra de imóvel residencial concluído ou em construção.
 
O saldo da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS também pode ser utilizado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.
Conheças as principais características do Consórcio de Imóveis
- Parcelamento integral;
- Diversidade de prazos para pagamentos;
- Poder de compra à vista;
- Oportunidade de formar e ampliar patrimônio;
- Flexibilidade do uso do crédito.

Além de baixo custo em função da ausência de juros, o consórcio proporciona poder de compra à vista. Isso significa que, mesmo diante do parcelamento integral, ao ser contemplado com a carta de crédito, o consorciado pode comprar um bem ou serviço à vista. Dessa forma, no momento da aquisição é possível contar com poder de barganha e de negociação para conseguir ótimos benefícios e melhores preços.

O melhor de tudo é que o valor do bem se mantém sempre atualizado. Isso é necessário, pois, como muitos grupos de consórcio podem durar alguns anos, o valor do bem ou do serviço pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação. Dessa forma, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito de cada consorciado do grupo, reajustando o valor das parcelas.

É importante ressaltar que os critérios para os reajustes da carta de crédito devem constar em contrato e podem variar entre os segmentos e administradoras.

O sistema de consórcio é bastante flexível. Isso significa poder adquirir qualquer bem ou serviço pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Portanto, se você adquirir um consórcio de imóvel, poderá usar a carta de crédito para apartamento, casa, terreno, ou qualquer outro imóvel comercial ou residencial.

Carta de crédito e os cuidados necessários

- Antes de adquirir a sua cota de consórcio para imóvel; seja casa, terreno ou apartamento, certifique-se sobre a idoneidade da administradora de consórcio, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central;
- Ao assinar o contrato de adesão, leia atentamente todas as cláusulas e também, as demais informações sobre prazo, parcelas, contemplação, entre outros requisitos importantes, como regras e obrigações.
- Compra online: não transfira / deposite dinheiro, sem antes saber mais sobre a administradora e vendedor de consórcio. A compra online é uma facilidade para o nosso dia a dia. Entretanto, deve ser feita de forma segura e confiável.

Simulador online de consórcios

Para facilitar sua escolha, é possível simular um consórcio com o valor do apartamento que mais desejar, seja usado, na planta ou em construção. São inúmeros planos disponíveis. Portanto, você pode escolher um que atenda os seus objetivos de compra, sem sobrecarregar o orçamento. Confira na sequência o passo a passo para fazer uma simulação:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Imóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeimoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os seus dados pessoais. Essa exigência ajuda a otimizar o nosso atendimento, além de trazer a alternativa mais eficaz de acordo com o seu objetivo de compra;
5º - Confira o plano e o valor da parcela para o seu consórcio imobiliário. Se desejar esclarecer outras informações, agende uma visita ou solicite uma ligação. Se preferir, compre agora mesmo a sua cota de consórcio online.

Ao escolher a melhor forma de atendimento, seja para a compra online ou para esclarecer suas dúvidas, assim que se tornar um cliente poderá contar com outras facilidades, como: gerar 2ª via do boleto, acompanhar as assembleias ao vivo, ofertar lance online, consultar todos os canais de atendimento e conferir todas as informações necessárias para quando houver a contemplação.

Confira mais vantagens e faça a sua simulação para programar a compra do seu apartamento com a carta de crédito do consórcio.

Fonte: ABAC

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play