O que analisar antes de comprar um terreno?

Para uma compra segura e tranquila, sem dores de cabeça, confira algumas dicas e atitudes importantes.

O que analisar antes de comprar um terreno? O que analisar antes de comprar um terreno?



Para investir ou construir, a compra de um terreno pode ser uma excelente alternativa, desde que haja a efetiva valorização do imóvel, considerada ainda, uma maneira eficaz de fazer poupança de médio e longo prazo. Para uma compra segura e tranquila, sem dores de cabeça, confira algumas dicas e atitudes importantes:

Documentação

Antes de comprar um terreno, é importante solicitar a matrícula individual do lote. Trata-se de todo o histórico do bem. A matrícula é uma espécie de certidão de nascimento e garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular, por exemplo, ou ainda, quem foram os antigos donos, se houve construção, entre outros. A partir da matrícula, o comprador já consegue evitar uma série de problemas.
Verifique também, a legislação de uso do solo antes de comprar um terreno ou um imóvel.

Localização

O objetivo de compra pode influenciar toda a decisão, principalmente em relação à localização. Verifique se o bairro é seguro, se há comércios no local, analise a proximidade do trabalho ou de escolas, meios de transporte na região, entre outros.

Posições do terreno

O terreno é plano ou tem desnível? A topografia do lote vai impactar de várias formas, seja no custo ou no tipo de projeto mais adequado. Atualmente há uma tendência de ter terrenos muito pequenos, assim como acontece com apartamentos que vem diminuindo de tamanho em função do alto custo do metro quadrado.

A incidência de luz também é importante, tanto o sol da manhã, quanto o da tarde. Assim, é possível criar um ambiente com melhor conforto térmico.

Com o Consórcio de Imóveis é possível programar a compra de terreno, casa ou apartamento. Faça uma simulação e confira todos os planos disponíveis!

Fonte: Casa Dicas

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play