Na Bahia, 26% dos imóveis são comprados através do consórcio
Pesquisa mostra que a cada 100 imóveis vendidos na Bahia, 26 são adquiridos por meio de carta de crédito de consórcios.
Presente em todo território nacional, o sistema de consórcios avança na Região Nordeste. De acordo com a ABAC - Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, a cada 100 imóveis vendidos na Bahia, 26 são adquiridos por meio de carta de crédito de consórcios imobiliários.
O consórcio é uma modalidade de negócio criada há 25 anos no Brasil e é bastante popular para a aquisição de bens móveis e imóveis, além de serviços. O setor imobiliário tem apresentado números expressivos e cresce mais a cada ano.
De acordo com a Abac, o sistema de consórcios encerrou o primeiro semestre deste ano com aumento de 14,75% nas vendas de novas cotas, comparado ao mesmo período ano passado. Um negócio que atingiu o patamar de R$ 61 bilhões de janeiro a junho de 2019.
“No Nordeste, a Bahia é onde mais cresce o número de consorciados. As maiores administradoras estão aí. Eu acredito este crescimento à maior informação da população sobre consórcios e às vantagens: não paga juros, é mais em conta do que um financiamento tradicional e um instrumento de programação financeira”, explica Rodrigo Freire, presidente regional da Abac para o Nordeste.