Morar na Cobertura já pode ser real

Morar na Cobertura já pode ser real Morar na Cobertura já pode ser real

Morar em uma cobertura deixou de ser um sonho distante para grande parcela da população: com a partir de R$ 240 mil, é possível comprar uma "casa suspensa" em prédios na Grande Vitória.

Para o gerente comercial da Proeng, Ricardo Monteiro, é a flexibilidade no tamanho das coberturas que tem causado a redução dos preços. "Antigamente, quando você falava em cobertura, estava se referindo a centenas de metros quadrados de área. Hoje, há coberturas de dois quartos. O mercado não enxerga mais apenas os ricos e oferece unidades para a classe média", explica.

A mudança na configuração das unidades também ajudou a popularizar as coberturas, segundo o diretor comercial da Comprofar, Osório Nunes. "As coberturas, via de regra, deixaram de ser apenas duplex e agora também são lineares, o que barateia o custo", explica.

Para a diretora da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Rachel Menezes, "o modelo é atraente porque a área externa fica mais ligada à interna, e o morador acaba usando com mais frequência: da sala, vai para a churrasqueira, da churrasqueira chega ao ofurô".  E se engana quem acha que o lançamento de coberturas se restringe aos bairros mais nobres da Grande Vitória, como Praia do Canto e Praia da Costa. Em Santa Inês, no município de Vila Velha, o Aquarelle Condomínio Clube, da Comprofar, vendeu dez das doze coberturas disponíveis.

A diretora da Ademi-ES explica. "Com preços mais acessíveis, conseguimos atingir um público muito maior, independente do local onde o imóvel está posicionado. Não precisa mais ser perto do mar, porque o apelo é outro. Regiões como Grande Laranjeiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Itaparica e Santa Inês também já contam com coberturas", enumera Rachel.

Observe as características das coberturas que estão sendo construídas na Grande Vitória:

1- Tamanho
As coberturas variam de 100m2 a 400m2, de acordo com a necessidade do comprador. Coberturas de dois quartos, por exemplo, podem atender a casais de idosos ou jovens que ainda não tiveram filhos e gostam de receber os amigos para churrascos e festas.

2- Itens de lazer
O grande campeão de vendas entre os itens de lazer é o espaço gourmet, ideal para quem recebe visitas, mas o cliente pode personalizar o ambiente com ofurôs ou piscinas pequenas, caso prefira um espaço mais relaxante na casa.

3- Localização
A localização deixa de ser fator primordial na escolha das coberturas. Com o preço mais acessível e o bom espaço para lazer, os empreendimentos devem migrar das regiões próximas à praia, indo para bairros como Jardim da Penha e Bento Ferreira, em Vitória, e Santa Inês, em Vila Velha.

4- Churrasqueira pode ficar ao lado da sala
Um dos principais itens das coberturas atualmente é a churrasqueira, garante a diretora da Ademi-ES, Rachel Menezes. "As pessoas querem uma espécie de mini-cozinha, um espaço gourmet, porque todo mundo gosta de fazer um churrasquinho no fim de semana", enfatiza. Os outros itens também têm espaço, mas variam de acordo com o perfil de cada cliente, pontua Rachel. "Tem gente que quer uma piscina individualizada, outros preferem um espaço para animais de estimação, plantas ou um pedaço livre onde as crianças possam correr. Tudo vai depender do uso que a família faz do imóvel", esclarecea dirigente.

O empresário Márcio Fernando Ramos, 30, representa a nova geração de compradores de coberturas. Casado e com um filho pequeno, abriu mão do apartamento de três quartos para investir em uma cobertura em Jardim Camburi, Vitória. Os motivos da troca são simples: segurança e conforto. "É como estar morando em uma casa, mas com toda a segurança que um edifício oferece", explica o empresário, que comprou uma unidade de 110m2, com churrasqueira e piscina.

E tudo sem muito aperto, ele garante. "Foi fácil conseguir um bom financiamento, com juros baixíssimos. Deu para pagar o apartamento sem grandes dificuldades", relata Ramos. E enquanto espera a entrega do imóvel, em março de 2011, o empresário sonha com as vantagens da compra que fez. "É praticamente o dobro de tamanho do meu apartamento anterior. E ganho muito em privacidade também, posso receber meus amigos sem preocupação, sem precisar marcar churrasqueira", respira aliviado.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play