​Mitos sobre o sistema de consórcios

Confira dicas e informações importantes ao fazer um consórcio.

​Mitos sobre o sistema de consórcios ​Mitos sobre o sistema de consórcios



O consórcio é uma modalidade de compra programa que vem se tornando um aliado na hora de realizar sonhos. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), com o total de 216,5 mil adesões, a modalidade sustentou em agosto o ritmo de crescimento registrado nos sete meses anteriores. O acumulado dos oito primeiros meses deste ano alcançou 1,520 milhão de unidades com 7,1% de alta sobre as 1,419 milhão registradas no mesmo período de 2016.

Para quem pretende comprar um imóvel com a carta de crédito do consórcio, seguem alguns mitos que precisam ser deixados de lado na hora de fechar negócio:

Adquirir o bem que está no contrato
Entre as melhores vantagens do sistema de consórcios está a liberdade de escolha. Portanto, é possível escolher qualquer fornecedor e bem que desejar, desde que pertença à categoria referenciada no contrato. No caso de imóveis, entre novos ou usados, comerciais ou residenciais, há a possibilidade de optar por casa, apartamento, terreno e até imóvel na planta.

Ao ser contemplado, as prestações não precisam ser pagas
As parcelas do seu consórcio precisam ser pagas até término do grupo, exceto em caso de quitação antecipada ou contemplação por lance quitativo. A contemplação não exime o participante de cumprir com os compromissos financeiros, uma vez que o grupo todo precisa do seu comprometimento para que os demais participantes sejam contemplados.

Qualquer empresa pode administrar consórcios
O sistema de consórcios é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central. Portanto, as empresas precisam de autorização para atuar.

Faça um consórcio com segurança. Busque administradoras autorizadas. No site do Banco Central é possível conferir a relação completa dessas empresas. Se você ainda tem dúvidas, faça uma simulação online para adquirir a sua cota de consórcio e conhecer as melhores alternativas para o seu orçamento, sem sobrecarregá-lo!

Fonte: ABAC

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play