Liberação do FGTS para antecipação de parcelas do Consórcio de Imóveis

Liberação do FGTS para antecipação de parcelas do Consórcio de Imóveis Liberação do FGTS para antecipação de parcelas do Consórcio de Imóveis

Trabalhadores poderão usar o dinheiro do FGTS em quitação antecipada ou em pagamento de prestações.

Tem novidade para quem comprou apartamento por consórcio. A partir deste ano, será possível usar o dinheiro do FGTS para quitar o imóvel. Também os trabalhadores poderão usar o dinheiro do Fundo para dar lances.

A nova regra passa a valer neste ano. A conta de quem paga consórcio de imóveis pode ficar mais leve para quem tem saldo no fundo de Garantia. O dinheiro do Fundo poderá ser usado para pagar parcelas ou quitar o saldo devedor.


Valem as regras atuais para uso do FGTS. O titular do contrato não pode ter outro imóvel e o valor do bem não pode ser superior a R$500 mil. O uso do FGTS está proibido para o consorciado que estiver com mais de três parcelas em atraso.

O conselho do fundo de Garantia estima que mais de 500 mil pessoas  podem  usar   recursos aplicados para liquidar ou reduzir a dívida. O dinheiro nãopode ser usado em reformas ou aquisição de imóveis comerciais e terrenos. Até a liquidação do slado devedor, podem ser feitos diversos saques.


"Para amortização, tem que ter um período de dpois anos entre amortização -  pagamento  de algumas prestações - e novas prestações até porque ele tem que deixar o saldo acumular para poder ter o recurso necessário para pagar novas prestações. O mínimo é de dois anos" explica o Ministro do Trabalho Carlos Lupi.

Outra novidade anunciada pelo ministro do Trabalho é que os trabalhadores poderão investir até 30% do saldo do FGTS no Fundo de Investimento em Infraestrutura. Mas durante 12 meses esses trabalhadores não poderão retirar o dinheiro da aplicação.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play