Liberação do FGTS para antecipação de parcelas do Consórcio de Imóveis

Publicado em: 12/02/2010

Trabalhadores poderão usar o dinheiro do FGTS em quitação antecipada ou em pagamento de prestações.

Tem novidade para quem comprou apartamento por consórcio. A partir deste ano, será possível usar o dinheiro do FGTS para quitar o imóvel. Também os trabalhadores poderão usar o dinheiro do Fundo para dar lances.

A nova regra passa a valer neste ano. A conta de quem paga consórcio de imóveis pode ficar mais leve para quem tem saldo no fundo de Garantia. O dinheiro do Fundo poderá ser usado para pagar parcelas ou quitar o saldo devedor.


Valem as regras atuais para uso do FGTS. O titular do contrato não pode ter outro imóvel e o valor do bem não pode ser superior a R$500 mil. O uso do FGTS está proibido para o consorciado que estiver com mais de três parcelas em atraso.

O conselho do fundo de Garantia estima que mais de 500 mil pessoas  podem  usar   recursos aplicados para liquidar ou reduzir a dívida. O dinheiro nãopode ser usado em reformas ou aquisição de imóveis comerciais e terrenos. Até a liquidação do slado devedor, podem ser feitos diversos saques.


"Para amortização, tem que ter um período de dpois anos entre amortização -  pagamento  de algumas prestações - e novas prestações até porque ele tem que deixar o saldo acumular para poder ter o recurso necessário para pagar novas prestações. O mínimo é de dois anos" explica o Ministro do Trabalho Carlos Lupi.

Outra novidade anunciada pelo ministro do Trabalho é que os trabalhadores poderão investir até 30% do saldo do FGTS no Fundo de Investimento em Infraestrutura. Mas durante 12 meses esses trabalhadores não poderão retirar o dinheiro da aplicação.



Veja mais notícias