Imposto de Renda 2018: como declarar imóveis?

Os bens devem ser discriminados na ficha "Bens e Direitos". Saiba mais!

Imposto de Renda 2018: como declarar imóveis? Imposto de Renda 2018: como declarar imóveis?



É importante declarar no Imposto de Renda 2018, além dos rendimentos recebidos, os próprios bens. Aquele que se esquecer das informações relacionadas a esse assunto, poderá acabar caindo na malha fina. Vale lembrar ainda, que aquele que possuir bens cujos valores, somados, superam R$ 300 mil está obrigado a fazer a declaração, mesmo que seja liberado da prestação de contas por outros critérios.
 

Imóvel

Os bens devem ser discriminados na ficha “Bens e Direitos”. Para apartamento, a inclusão deverá ser feita na linha 11. Para casa, na linha 12. Os terrenos devem ser descritos na linha 13. É importante a inclusão do maior número de informações possíveis, como endereço, matrícula, data da compra, se foi financiado ou não, entre outras.
 

Qual valor deve ser declarado?

O valor do bem para a Receita Federal, será sempre aquele pelo qual foi adquirido — mesmo que haja certa valorização.
 

Imóvel financiado

O contribuinte deve colocar como "situação em 31/12/2017" o valor total pago até esta data: a entrada mais as parcelas pagas. A cada ano, o contribuinte vai aumentar o valor do imóvel de acordo com o que pagou até quitar o bem.
 

Imóvel comprado à vista

Se você comprou um imóvel à vista em 2017, deve preencher o campo "situação em 31/12/2016" como zero, e no campo "situação em 31/12/2017", incluir o valor total do imóvel.
 

Contribuinte vendeu imóvel em 2017

Quem vendeu imóvel em 2017 precisa declarar a negociação. Neste caso, o contribuinte precisa repetir, no campo "situação em 31/12/2016", o valor declarado nos anos anteriores, e deixar o item "situação em 31/12/2017" zerado. É preciso informar qual foi o preço da venda e identificar o comprador, com CPF ou CNPJ.
 

Reforma

Quem fez reformas e benfeitorias em um imóvel pode declarar o que foi gasto nesse serviço. Esse valor deve ser lançado também na ficha “Bens e Direitos”, na linha “17 – Benfeitorias”. É preciso ter todos os comprovantes dos serviços e da compra de materiais. No campo descriminação, é importante explicar a qual imóvel é referente a reforma.
 
Fonte: Época Negócios

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play