Imóvel na planta: confira os cuidados necessários

Imóvel na planta: confira os cuidados necessários Imóvel na planta: confira os cuidados necessários

Comprar um imóvel na planta pode ser uma alternativa bastante econômica para quem deseja adquirir o primeiro bem. Mas antes de tudo, é necessário ficar atento para alguns cuidados. Para o advogado especialista em direito imobiliário, Rodrigo Karpat, entre os casos mais graves quando adquire-se um imóvel na planta é o atraso na entrega e o contrato. Por esse motivo, é importante verificar a idoneidade da construtora. Confira abaixo os principais cuidados que todo consumidor precisa ter:

Regularização: é importante checar no Cartório de Registro de Imóveis se a incorporação está devidamente registrada. Analisar também, se a área e a metragem estão de acordo com a aprovação da prefeitura.

Contrato: neste documento é importante constar as características do imóvel, preço, formas de pagamento e se o memorial descritivo está contido nele. Isso poderá assegurar ainda mais a sua compra.

Desistência: caso o comprador desista da aquisição, a construtora deverá devolver parte do dinheiro investido. A perda integral de todos os valores pagos é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor no caso de rescisão ou atraso muito longo, pois a jurisprudência tem limitado de 10% a 20% o desconto dos valores já quitados.

Cobrança do condomínio: o adquirente poderá ser cobrado apenas a partir da entrega das chaves, a não ser que o atraso esteja relacionado a um problema de documentação por parte do cliente.

Taxa de assistência jurídica: esta taxa será cobrada apenas se o comprador adquirir esse tipo de serviço.  

Prazo de entrega: algumas construtoras reservam o direito de atrasar a obra em até 180 dias. No entanto, as decisões recentes da Justiça, porém, estão considerando essa cláusula ilegal, e obrigando as construtoras a pagarem indenizações a esses clientes. Caso ocorram problemas com os prazos, o consumidor pode pleitear multas por danos materiais, morais, entre outros. No entanto, é preciso averiguar e analisar caso a caso.

Pretende adquirir um imóvel novo? Realize um consórcio imobiliário e conte com os melhores planos e parcelas disponíveis no mercado. Sem entrada e sem juros, o sistema é econômico e flexível, pois você escolhe o valor do crédito e prazo das parcelas. Faça uma simulação e conheça outras vantagens!

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play