Imóveis de aluguel rendem menos do que a poupança

Por 1consórcio
Publicado em: 18/01/2013 | Atualizado em: 24/01/2017

Não valerá muito a pena investir em imóveis para alugar em 2013. É o que afirma uma reportagem publicada pela Revista Exame.

Segundo a publicação, apesar da aparente estabilização dos preços, com o aumento do IGP-M (índice de reajuste de aluguéis) e a menor valorização de imóveis, o momento não é propício. 

Não há estabilidade, por isso, com imóveis caros e aluguéis com pouco reajuste, o retorno nesse tipo de investimento será baixo. Um aluguel de imóvel no Rio de Janeiro, em dezembro de 2012, rendia 0,39% ao mês. Já em São Paulo, o retorno era de 0,49%. O Índice FipeZap considera a rentabilidade bruta, anterior ao desconto com imposto de renda a que os aluguéis estão sujeitos. Nesse caso, o rendimento está muito próximo ao índice de retorno de outros investimentos com menos riscos, como a poupança e o tesouro direto.

O consultor do sindicato das empresas do mercado imobiliário em São Paulo, Secovi-SP, Cícero Yagi, explicou: “Isso se deve principalmente ao aumento dos preços dos imóveis novos, que puxou o aumento dos usados. A queda nos retornos com aluguel foi generalizada. A oferta de imóveis para locação também tem aumentado nos últimos anos em virtude do aquecimento da economia. Muita gente começou a enxergar o imóvel para aluguel como uma boa alternativa para alocar parte do patrimônio”.

Veja também

Ver mais Notícias