FGTS no Consórcio Imobiliário facilita compra
O sistema de consórcio é um mecanismo que ajuda o Brasil a atenuar o déficit crônico de moradia. Todo mês, de acordo com o Banco Central, cerca de 8 mil pessoas são contempladas por consórcios de imóveis em todo o País. Nada menos que 170,6 mil imóveis já foram entregues por meio desta modalidade de crédito. E, até novembro, havia 1.012 imóveis em construção financiados pelos consórcios.
O crescimento do número de interessados em consórcios habitacionais motivou o Conselho Curador do FGTS a adotar medidas para facilitar aos trabalhadores o acesso à casa própria. A partir deste mês, os associados já podem procurar suas administradoras e usar o FGTS para abater prestações do consórcio imobiliário.
A decisão, que regulamentamos na Caixa Econômica Federal, permitirá reduzir o tempo de pagamento das cotas. Antes, o trabalhador só poderia recorrer aos recursos de suas contas no Fundo para dar um lance ou complementar a carta de crédito.
Esse é um exemplo de como podemos avançar em relação a uma série de decisões do passado que não mais se justificam. Estamos atentos para evitar que pequenas restrições se transformem em barreiras à melhoria da qualidade de vida do trabalhador.
A ampliação do uso do FGTS beneficia parte considerável dos 534 mil participantes ativos de consórcios de imóveis em todo o País.A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac) acredita que deve dobrar o número de clientes do setor que usam o FGTS graças a essa decisão. Além de aumentar o volume de negócios no segmento, que conta com 3,8 milhões de inscritos quando considerados todos os tipos de consórcios, a medida, ao liberar mais recursos para o setor da construção civil, elevará o nível de emprego no País.