FGTS: dicas para usar este recurso durante a sua compra

FGTS: dicas para usar este recurso durante a sua compra FGTS: dicas para usar este recurso durante a sua compra

Você sabia que o FGTS pode ser utilizado para a compra de um imóvel? Para muitos, este benefício ainda pode contribuir bastante para a amortização ou quitação de um financiamento ou ainda para complementar a carta de crédito do consórcio. Mas, há algumas regras gerais para essas finalidades. Confira:

  • Não pode ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município onde trabalha, incluindo as cidades que fazem divisa ou na mesma região metropolitana. Localizado também, no mesmo município onde reside, incluindo as cidades que fazem divisa ou na mesma região metropolitana.
  • Ao se tratar do segundo imóvel, localizado em outra região, fora do município, da divisa ou da região metropolitana onde trabalha ou reside, o FGTS pode ser utilizado.

FGTS no consórcio imobiliário

Para quem pretende utilizar o FGTS no consórcio, o saldo pode ajudar a amortizar, liquidar ou pagar parte das prestações adquiridas. É importante ressaltar, que o imóvel precisa ser residencial urbano e estar registrado no cartório em nome do trabalhador titular da conta vinculada.

Respeitado o interstício mínimo de dois anos entre cada movimentação, o consorciado trabalhador que já tiver realizado uma amortização / liquidação, pode fazer outra. Se estiver em atraso com as prestações, pode utilizar parte do FGTS para pagá-las, desde que tenha no máximo, três prestações em atraso.

Quando não é permitido o FGTS no consórcio imobiliário

  • Quando a carta de crédito estiver sendo usada para a aquisição de imóvel comercial;
  • Quando a carta de crédito já estiver sendo usada para a liquidação de financiamento habitacional, ou ainda, para reforma ou aquisição de terreno.

O Consórcio de Imóveis é sem juros e repleto de vantagens. Faça uma simulação de consórcio para avaliar todos os planos e créditos disponíveis.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play