Faltam 7,9 milhões de casas no Brasil

Faltam 7,9 milhões de casas no Brasil Faltam 7,9 milhões de casas no Brasil

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) formatou um estudo sobre o déficit habitacional no Brasil e constatou que faltam 7,9 milhões de moradias no país.  Faltam mais casas próprias para população que vive em estados do Sudeste e Nordeste, sendo que o déficit é de 6,4 milhões de casas na área urbana e 1,5 na zona rural.

Apesar de ter investido oito vezes mais em habitação em 2009 (R$ 62 bi) do que em 2002 (R$7 bi), o governo federal não conseguiu zerar o déficit de moradia para classe mais baixa, que recebe entre zero e três salários mínimos.

O Ipea afirma ainda que é possível dizer que há uma política habitacional no Brasil, levando-se em conta a criação de programas como o Crédito Solidário, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Urbanização das Favelas e o Programa Minha Casa, Minha Vida criados nos últimos sete anos.  Apesar de não fazer parte de programas formulados pelo governo, o sistema de consórcios de imóveis também tem contribuído para a diminuição da falta de casas próprias no Brasil.

Uma das questões apontadas pelo estudo é o número de imóveis vazios e inutilizados nas cidades. Segundo a pesquisa do Ipea é necessária a formatação de uma política de reabilitação e reposição de domicílios urbanos. O que poderia ajudar substancialmente na diminuição do déficit de moradias no Brasil.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play