Elevação da renda garante crescimento em lançamentos

Em fevereiro, os números da construção, e em especial os da área imobiliária, foram excepcionais. A cidade de São Paulo é um bom exemplo desse momento que vive o setor: o número de lançamentos foi de 36% superior ao do mesmo mês de 2009. As vendas de imóveis cresceram 84% na mesma comparação.

Como em 20089 o país vivia reflexos da crise, que derrubou as vendas de imóveis, a comparação com os números do ano passado fica prejudicada. No entanto, as vendas foram as melhores desde 2004, quando a pesquisa passou a ser realizada pela atual metolodolia.

Na dúvida de que este será um ano de forte crescimento para a atividade imobiliária, e não apenas em São Paulo, os números do emprego gerado pelas construtoras em todo o país vem batendo todos os recordes: em fevereiro, havia mais de 1 milhão de trabalhadores em atividade, um aumento de 13% na comparação com 2008.

O creascimento expressivo dos primeiros meses de 2010 confirma a recuperação do investimento habitacional no país. Vale destacar os avanços institucionais recentes que garantiram um ambiente de maior segurança ao investidos e o crescimento da renda das famílias.

Com a velocidade dessa recuperação surgiram receios de que o país possa estar vivendo também uma bolha imobiliária, a tal que, ao estourar causou estragos na economia. E verdade de que o país ainda não dispõe de indicadores razoáveis da evolução dos preços dos imóveis.

O fato é que o mercado imobiliário ainda tem um longo caminho a percorrer para satisfazer a demanda crescente e ampliar a participação do crédito no PIB, que hoje mal atinge 3%. De todo modo, pode-se acreditar que o mercado iniciou um círculo virtuoso de crescimento após longo período de marasmo.

Instale o App para falar com o Mycon®

Tudo simples. Tudo pelo celular.

Você fala com ele e escolhe o seu plano. Faz a gestão do seu consórcio. Acompanha os sorteios e dá lances. Tudo para que possa administrar a sua cota de consórcio.

  • App Mycon Apple
  • App Mycon Google Play