Documentação para compra de imóveis, veja as dicas
Com uma grande variedade de ofertas, o mercado brasileiro apresenta inúmeras opções de imóveis . Unidades de condomínios, lotes, casa na planta são as mais procuradas. Muitas vezes, a escolha pode apresentar um bom negócio ao comprador, porém, antes de assinar qualquer contrato, um dos aspectos fundamentais para realizar uma boa compra é verificar a documentação do bem.
A especialista em imóveis e representante do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) destaca alguns cuidados a serem tomados antes de comprar um imóvel:
Analise a documentação legal
Independente do tipo de imóvel e perfil do cliente, é essencial verificar a documentação legal. É necessário saber se o empreendimento que se deseja adquirir uma unidade está regularizado.
Certidão atualizada da matrícula
O documento deve ser solicitado para quem vende imóvel. A certidão serve para saber quem foi o último proprietário e se a venda não está sendo feita por terceiros.
Certidão Vintenária
O documento serve para conhecer as situações em que o imóvel se encontrou nos últimos 20 anos. Com a certidão é possível saber se o imóvel foi hipotecado, dado em caução de algo ou envolvido em ações trabalhistas.
IPTU
O comprador também precisa requerer a certidão negativa de débitos do imposto. O documento serve para indicar a situação do IPTU – se está quitado ou há uma dívida ativa, se existe um leilão que não foi registrado nas certidões, por exemplo.
Certidão de Débitos
Dependendo do tipo de imóvel a ser adquirido, o cliente deve saber se há uma dívida pendente perante o condomínio, a associação ou a administradora. A certidão deve ser obtida junto à empresa administradora ou entidade responsável.