Dicas para não tomar decisões financeiras erradas
O brasileiro sempre foi movido a sonhos. Afinal, quem é que não pensa ou planeja uma vida melhor? Isso varia de casar a comprar um imóvel, passando pela fase construção, decoração e até mesmo a aquisição de uma casa nova, pronta para morar.
Para muitos, os recursos são limitados e as dificuldades pelo caminho são inúmeras. Por isso, ao tomar decisões, seja mais racional e menos impulsivo. De acordo com especialistas do mercado, algumas tendências determinam nossas escolhas. Confira na sequência, quais são elas:
Ter olhos para o agora: é preciso ter uma visão de urgência para cada objetivo almejado. É preciso levar em conta como cada decisão poderá interferir na sua vida no curto, médio e longo prazo.
Almejar uma vida que não é sua: é natural do ser humano buscar um posicionamento na sociedade em que está inserido, além de querer sempre mais. Para a planejadora financeira, Licelys Marques, o efeito não poderia ser outro, ou seja, se está com a conta negativa, provavelmente, está vivendo uma vida que não é de fato dela.
Ter medo de perder: a verdade é que as pessoas sempre pensam nas perdas ao se envolverem em um negócio. Por isso, é importante avaliar e planejar cada detalhe de uma ação, seja a compra de um terreno, uma casa pronta ou um apartamento na planta. É importante analisar as vantagens e desvantagens de cada opção e optar por aquela que melhor atende o seu padrão de orçamento e, principalmente, às suas expectativas.
No sistema de consórcios é possível programar a sua compra com segurança e economia. Sem a necessidade de comprovar renda, não há burocracia e você ainda fica livre dos juros e parcelas intermediárias. Com planos bastante acessíveis de até 180 meses para pagar é possível escolher um imóvel novo ou usado, comercial ou residencial em qualquer lugar do Brasil. Com essas facilidades do Consórcio de Imóveis é impossível não acertar nas suas escolhas.
Faça uma simulação, escolha o valor do seu crédito e o plano que melhor atende os seus objetivos de compra.