Dicas para comprar um imóvel gastando menos
Segundo o índice Fipe/Zap, em São Paulo, entre fevereiro de 2008 e julho de 2012, o preço do m² acumulou valorização de 144,1%. No Brasil, a alta foi de 17,1% no último ano. Com o alto preço, o sonho de adquirir uma casa pode ser adiado. Para ajudá-los, separamos algumas dicas para comprar um imóvel de forma mais barata.
Comprar um imóvel na planta
A aquisição do imóvel ainda na planta garante uma economia, pois o imóvel pronto, em geral, custa mais caro. Além disso, caso precise vender, terá um imóvel valorizado e com isso garantirá dinheiro. É preciso apenas ter cuidado com a data prevista para a entrega e organizar seu orçamento.
Comprar um imóvel usado
Imóveis usados costumam ser uma opção mais barata que os novos, variando de acordo com a condição do apartamento ou casa. Há ainda a possibilidade de negociar com o proprietário o valor do imóvel. Os cuidados neste caso devem ser em relação aos gastos futuros, no caso de necessidade de reforma e consertos.
Feirão de imóveis
Nos feirões é possível encontrar várias imobiliárias e proprietários dispostos a oferecer descontos para efetuar a venda do imóvel. Além disso, o comprador encontra no mesmo lugar cartórios e responsáveis por análise e liberação de crédito.
Comprar imóvel em leilão
Os imóveis são ofertados por preços mais baixos nos leilões, contudo é preciso tomar cuidado, pois eles podem ainda estar ocupados. É necessário fazer uma visita ao local e verificar as condições, além de fazer um levantamento de dívidas.
Usar o consórcio para comprar um imóvel
Em todos os casos acima, a melhor opção para economizar e garantir uma compra planejada e sem dor de cabeça é usar o consórcio de imóveis. Sem entrada e sem juros, as parcelas são mais baixas que aquelas encontradas em um financiamento, e garantem a realização de um sonho. Com o consórcio é possível comprar um imóvel na planta, usado, em feirão, em leilão ou mesmo direto com o proprietário. Faça uma simulação de consórcio de imóveis e encontre o melhor plano.