Cuidados com a documentação para compra de Imóvel.

Cuidados com a documentação para compra de Imóvel. Cuidados com a documentação para compra de Imóvel.

Adquirir um imóvel novo ou usado pode representar a realização de um antigo projeto de vida. Porém, documentações irregulares podem causar sérios problemas, como a perda do bem.

Para se prevenir de qualquer situação inconveniente, recomenda-se verificar as seguintes documentações dos imóveis:

Do comprador

  • Cópia da carteira de identidade e do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda) (idem para o cônjuge);
  • Certidão de nascimento (solteiros);
  • Certidão de casamento;
  • Comprovação de renda (contracheque ou declaração de rendimentos do Imposto de Renda).

Do vendedor

  • Cópia da carteira de identidade e do CPF (idem para o cônjuge);
  • Certidão de nascimento (solteiros);
  • Certidão de casamento:
  • Com averbação no Registro de Imóveis (imóvel comprado antes do casamento);
  • Com averbação apropriada (desquitados e divorciados);
  • Com averbação de óbito do cônjuge (viúvos);
  • certidões dos distribuidores de protesto;
  • certidão dos distribuidores civis;
  • Certidões dos distribuidores da Justiça Federal;
  • Certidão dos distribuidores de executivos fiscais;
  • Em caso de pessoa jurídica, certidão negativa de débitos do INSS e da Receita Federal;
  • Certidão dos distribuidores de falência e concordata;
  • Declaração de não condição de empregador – peça o documento e também a declaração de que não se acha abrangido pelas restrições da Lei Orgânica da Previdência Social e do Funrural nos imóveis urbanos (pessoa física).

Do imóvel

  • Cópia da escritura e matrícula do imóvel, no Registro de Imóveis da região
  • Certidão de propriedade com negativa de ônus (débitos, pendências);
  • Certidão Vintenária com negativa de ônus atualizada – o documento é fornecido pelo Cartório de Registro de Imóveis competente e informa sobre os últimos 20 anos do imóvel, como hipoteca, pendência judicial, titularidade, entre outros;
  • Certidões negativas de débito relativo ao IPTU – certifique se a metragem constante da escritura é a mesma descrita no carnê;
  • Certidão de situação enfitêutica (certifica se o imóvel tem domínio de órgãos públicos ou privados);
  • Projeto de desapropriação – procure se informar sobre a existência de projeto para a área;
  • Financiamento ou Consórcio – se o bem estiver alienado, verifique as condições de liberação ou transferência com o agente financeiro antes de realizar o negócio.

Apartamento

Todos os documentos do imóvel, mais:

  • a declaração de Quitação condominial, assinada pelo síndico ou pela firma administradora do edifício se a declaração for do síndico, apresentar cópia da ata da assembléia que o elegeu.

Casa

Todos os documentos do imóvel, mais:

  • a certidão de propriedade deve ter averbação da construção (para que compreenda tanto o terreno quanto a casa construída nele);
  • contas pagas de água, luz e gás dos três meses anteriores.

Segundo os especialistas, normalmente o proprietário é quem deve apresentar os documentos acima por implicarem em custos. A falta de informações pode comprometer a segurança do negócio e acarretar prejuízos.

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